Estudantes de Lençóis e Macatuba são selecionados para intercâmbio em Portugal no mês de novembro
O dia 10 de agosto ficará marcado como o início de um grande sonho para 19 estudantes do oitavo ano de escolas públicas de Macatuba e Lençóis Paulista que participam do projeto “Era Uma Vez... Brasil”. Aconteceu quarta-feira (10), no Teatro Municipal de Lençóis Paulista, o anúncio dos nomes dos estudantes e dois professores que passarão 10 dias além-mar, refazendo os caminhos da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil.
Além do anúncio dos viajantes, o projeto fez o lançamento do livro de histórias em quadrinhos (HQs) “O Outro lado da História” e de quatro filmes curtas-metragens produzidos pelos estudantes.
O “Era Uma Vez… Brasil” possibilita aos alunos poder mergulhar na história não contada do Brasil, conhecendo outras narrativas que dão voz a questões e processos quase sempre invisibilizados no país. Além de Lençóis Paulista e Macatuba, mais seis cidades brasileiras participam da sexta edição do projeto. Em todo o país, foram mais de 2.700 alunos inscritos, sendo 475 de Lençóis Paulista e 191 de Macatuba.
Em Lençóis e Macatuba, o projeto conta com a parceria das Prefeituras Municipais das duas cidades e o patrocínio fundamental da Lwart Soluções Ambientais. Realizada em quatro etapas, a iniciativa é um programa de atividades educativas, artísticas e culturais que exalta a diversidade, pluralidade e ancestralidade da formação identitária histórica e cultural do Brasil, valorizando a perspectiva dos povos indígenas e africanos e trabalhando conceitos fundamentais como antirracismo, afrocentricidade, indigenismo, ecossocialismo.
O grupo passará 10 dias em Portugal vivenciando experiências e refazendo os caminhos que a família real e a corte portuguesa percorreram antes da chegada ao Brasil, em 1808. A viagem acontecerá no mês de novembro de 2022 e contará com visitas a pontos históricos e os estudantes - todos vindos da rede pública de ensino - visitarão escolas e universidades de Lisboa e regiões próximas, onde terão a oportunidade de trocar informações diretamente com estudantes e professores portugueses falando, inclusive, sobre os aspectos culturais regionais do Brasil.
Os estudantes brasileiros irão ainda apresentar os produtos produzidos por eles durante as etapas do projeto: 25 curtas-metragens e o livro de histórias em quadrinhos (HQs) “O Outro lado da História”.
Comentários (0)
Comentários do Facebook