Museu finaliza exposição “As aventuras de Mário Fava pelas três Américas” com mais de 4 mil participantes em Bariri
las três Américas” alcançou um público muito expressivo, contando com mais de 4 mil participantes entre alunos e professores. Os visitantes conheceram mais sobre a história vivida por um ilustre cidadão baririense, o mecânico Mário Fava, junto ao tenente Leônidas Borges de Oliveira e o engenheiro Francisco Lopes da Cruz, a bordo de dois carros Ford T. O trio passou 10 anos percorrendo o continente americano e atravessou 15 países diferentes para traçar a rota que ficaria conhecida como Rodovia Panamericana. A exposição conta de forma lúdica, interativa e imersiva a história da maior aventura automobilística do mundo.
O projeto contou com um composto grande de atividades virtuais e presenciais, superando os grandes desafios que a pandemia trouxe para a cultura de Bariri e adjacências. As atividades educativas virtuais contaram com uma série de palestras e encontros com o curador do museu, José Augusto Cava.
Na sequência, o museu promoveu um concurso cultural que movimentou a cidade, com participação de todas as escolas, cada qual com seu representante. Os alunos fizeram desenhos que foram exibidos no museu.
Também foi realizada uma websérie que narrou, em 10 episódios, as maiores aventuras de Mário Fava em uma linguagem lúdica e didática. O material trouxe para a conversa conteúdos de audiovisual que foram aproveitados por professores dentro de sala de aula em palestras com a presença do curador e da equipe educativa do projeto.
E ainda houve uma segunda série de vídeos, onde foram lançados desafios e os participantes eram convidados a irem até o museu desvendar as charadas. Escolas da rede pública participaram virtual e presencialmente desta atividade, que além de uma visita guiada recheada de muito conhecimento, também puderam conhecer mais do museu e seu acervo.
E a grande atração foi a exposição imersiva “As aventuras de Mário Fava pelas três Américas”, que também celebrou os 115 anos de nascimento de Mário Fava. Por meio de mediação educativa e personalizada para cada perfil de público, os visitantes puderam experimentar espaços interativos e instagramáveis que narravam a trajetória de Mário desde sua infância, passando pela Carreata Panamericana e seu retorno à cidade de Bariri.
O projeto que acontece desde antes da pandemia, foi se adaptando para manter viva a conexão da história com o público baririense. “Não foi fácil vencer os desafios que a pandemia nos provocou, ainda estamos trabalhando para superá-los, mas temos certeza de que o objetivo maior de levar cultura a essa juventude, é e sempre será nosso maior combustível”, afirma o curador José Augusto Barbosa Cava.
Educadoras comentam sucesso do projeto
“Agregou inovação, aguçou a criatividade e permitiu ampliar o conhecimento sobre a história envolvente das aventuras de Mário Fava, o que é muito importante para nossas crianças que, através dessa visita, puderam experimentar um pouco sobre história, cultura e turismo em nossa cidade.” – Bel Antonelo, diretora educacional na Rede Municipal de Educação de Bariri.
"Os estudantes puderam viajar no tempo, aprofundando os conhecimentos de uma forma interessante e divertida." – Professora Fabiene, alfabetizadora na Rede Municipal de Educação.
“A exposição nos transportou para uma incrível aventura, nos tornando até mesmo personagens deste feito histórico, através das experiências vivenciais. Esse tipo de passeio é extremamente importante para as crianças valorizarem mais e mais a história e a cultura local.” – Rita Moralez, professora alfabetizadora da Rede Municipal de Educação de Bariri.
"A visitação foi incrível, pois além da sala onde conta a história, também se encantaram com o carro, o balanço, a onça e fazendo poses para fotos. Assim os alunos entraram nos personagens de nossos heróis." – Lucila Dalberto, professora auxiliar da Rede Municipal de Educação de Bariri.
“A história de Mário Fava é surpreender por si, mas, contada no espaço do Museu, ganha vida, fica mágica. A exposição de ambientes para fotos proporciona o fruir das emoções, permite de maneira simbólica vivenciar a história contada de maneira criativa e cativante.” – Maria Laura Musegante, coordenadora pedagógica na Rede Municipal de Educação de Bariri.
“Este trabalho foi fruto de muito esforço e dedicação. É muito importante agradecermos aos dirigentes, escolas e educadores que por todo esse período dividiram conosco esse mesmo propósito. Sem eles, não teríamos conseguido chegar até aqui.” – Renata Prado, coordenadora executiva do projeto.
Comentários (0)
Comentários do Facebook