Itapuí vira sede dos Jogos da Melhor Idade e recebe atletas de mais de 30 cidades neste final de semana

Itapuí vira sede dos Jogos da Melhor Idade e recebe atletas de mais de 30 cidades neste final de semana

Neste final de semana Itapuí será, pela primeira vez, a a sede de mais uma edição dos Jogos da Melhor Idade (Jomi), competição destinada a atletas com idade a partir de 60 anos.  A abertura será neste sábado (15) a partir das 9h no Clube de Convivência do Idoso "Viva Vida de Itapuí".
Segundo Rogério Silva, Diretor de Esportes de Itapuí, aproximadamente 35 cidades marcarão presença no evento, que deve reunir de 250 a 350 pessoas, entre atletas e comissão organizadora.

“O Jomi está sendo disputado na terceira região esportiva em várias cidades; Itapuí é uma das cidades sedes de 5 modalidades: truco, buraco, xadrez, dominó e dama. Itapuí conseguiu trazer os jogos através de uma conversa de mais um mês com a Inspetoria de Jaú e Governo do Estado, que mandou representantes ao nosso município para ver os locais”, explica Rogério.


A partir das 7h, os atletas serão recebidos com um delicioso café da manhã totalmente gratuito. “Itapuí participará do Jomi com cinco atletas inscritos no Programa Formando Mais que Atletas. Eles representarão nossa cidade no dominó feminino, truco masculino e dama masculino”, finaliza o diretor.

Conheça as modalidades

Buraco: Jogado com dois baralhos de 52 cartas cada, num total de 104 cartas na mesa. Pode ser disputado por dois jogadores ou duas duplas e o objetivo é fazer o maior número de pontos, com a pontuação sendo calculada a partir das combinações de cartas que os jogadores baixam para a mesa.

Damas: Jogo de tabuleiro com um objetivo simples: eliminar as peças do seu adversário. Para isso, é necessário pular sobre as peças para capturá-las.

Xadrez: O tabuleiro é dividido em 64 casas, nas cores branca e preta. De um lado ficam as 16 peças brancas e de outro, a mesma quantidade de peças, na cor preta. Cada jogador tem direito a um lance por vez. Vence quem ‘comer’ as peças do oponente, configurando assim o xeque-mate.

Dominó: Cada jogador tem sete peças numeradas em mãos. A missão é dar continuidade a peças que são jogadas na mesa e ser o primeiro a se livrar de todas as suas peças.

Truco: Geralmente é jogado por quatro pessoas, uma dupla contra a outra. Cada integrante recebe três cartas, cada rodada tem três turnos e quem tiver mais vitórias ganha um ponto. Os participantes podem ganhar três, seis, nove ou 12 pontos se algum jogador pedir truco e for aceito.