Lei obriga restaurantes, bares e escolas a fornecerem informações sobre manobra contra engasgamento em Bauru
Foi sancionado e passou a valer em Bauru o projeto de lei que obriga estabelecimentos, como bares e restaurantes, e instituições de ensino a disponibilizarem informações sobre a aplicação da “manobra de Heimlich”, usada em casos de engasgamento. A matéria de autoria do Poder Legislativo foi publicado terça-feira (28), no Diário Oficial do Município.
Segundo a proposta, estabelecimentos que comercializam alimentos para consumo no local, como bares, restaurantes e lanchonetes, bem como instituições de ensino públicas ou privadas, como escolas e creches, ficam obrigados a fixarem cartazes ilustrativos sobre o método pré-hospitalar denominado manobra de Heimlich.
Os cartazes devem conter informações da manobra, empregada para desobstruir rapidamente as vias respiratórias, tanto para casos de engasgamentos de bebês, como de adultos.
Os informativos devem estar em locais de fácil visualização e conter ainda os números de telefone de urgência (192) e emergência (193). A lei entra em vigor após 30 dias a publicação oficial, dando prazo aos estabelecimentos para se adequarem a ela.
A Manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.
É um dos procedimentos mais importantes a serem realizados em casos de engasgo e pode ser aplicada em pessoas de todas as idades, inclusive bebês.
Policial usa manobra de ‘Heimlich’ e salva bebê engasgado
Um policial militar salvou um bebê de 1 ano e 6 meses que estava engasgado no centro de Bauru no último sábado (02).
Os policiais realizam um ponto de estacionamento na Praça Rui Barbosa quando foram procurados pela mãe do menino que estava bastante desesperada.
O PM, cabo Batista, usou a manobra “Heimlich” para desobstruir a garganta da criança, que já estava desfalecida, e o bebê voltou a respirar. Após a manobra, a mãe e o bebê foram encaminhados ao hospital.
Comentários (0)
Comentários do Facebook