Eleições 2024: Oito possíveis pré-candidatos à prefeitura de Bariri comentam se há pretensão de lançarem seus nomes às urnas em outubro

Eleições 2024: Oito possíveis pré-candidatos à prefeitura de Bariri comentam se há pretensão de lançarem seus nomes às urnas em outubro

Segundo estimativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 152 milhões de brasileiros devem voltar às urnas no domingo, 06 de outubro de 2024, para a escolha de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. 
Em Bariri, a rotatividade de prefeitos virou praticamente rotina nos últimos 13 anos. Com a cassação do então prefeito Abelardo Maurício Martins Simões Filho, em 15 de novembro do ano passado, Abelardinho se tornou quinto prefeito que não conseguiu finalizar quatro anos na cadeira do Executivo.
Tudo começou em 2010, quando Dito Mazotti, foi afastado do cargo após investigação do Ministério Público. Em 2013, Luis Gonzaga Febraro venceu as eleições, mas faleceu em maio, cinco meses após assumir a prefeitura. Em 2016, Neto Leoni foi eleito por maioria de votos, mas foi impedido pela Justiça Eleitoral de sentar na cadeira por conta de restrições de seu vice, Dito Mazotti, com base na Lei da Ficha Limpa. Assim, o então presidente da Câmara Paulo Henrique Araujo assumiu interinamente o Executivo, mas foi preso em abril de 2018 após cometer crime de abuso sexual contra uma criança de 8 anos em Bauru.
A constante mudança de prefeitos criou um cenário de instabilidade e muita insegurança entre o eleitorado baririense. No entanto, as especulações sobre possíveis nomes que podem aceitar o desafio de administrar o município começaram meses atrás. Com a chegada do ano eleitoral, a expectativa só aumenta a cada dia. 
Nos bastidores, oito pessoas estão sendo apontadas como possíveis pré-candidatos à Prefeitura de Bariri nas Eleições 2024. O Noticiantes entrou em contato com cada um deles, questionando se realmente existe pretensão para lançarem seus nomes às urnas em outubro. Confira abaixo o que cada um dos possíveis pré-candidatos disse à nossa reportagem:

 

Fernando Foloni (migrou do Cidadania para o MDB)

“No momento, estou focado no nosso trabalho. Oportunamente, o grupo decidirá quem será o candidato da legenda.” 

Observação: Fernando Foloni é o atual prefeito de Bariri. Até então trabalhando como vice-prefeito, ele foi empossado em 15 de novembro de 2023, após Abelardo Simões (MDB) sofrer impeachment. Fernando Foloni foi eleito vice-prefeito com o Cidadania. Após assumir a administração, ele migrou para o MDB, mesmo partido de Abelardinho, a convite do presidente da legenda, Deputado Federal Baleia Rossi.

 

Neto Leoni (PSD)

“Assumimos, no ano passado, a presidência local do PSD (55), partido do então Deputado Federal Marco Bertaiolli, hoje Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, e que é presidido nacionalmente por Gilberto Kassab, Secretário de Relações Institucionais do Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas. Em relação às eleições municipais deste ano, a princípio, estamos focados em alguns projetos de trabalho de ordem pessoal, mas em nosso dia a dia, sinto um apelo de grande da população por uma volta nossa – o que nos deixa honrado, reconhecendo as conquistas e o zelo que sempre conduzimos os destinos de nossa amada cidade, fazendo que esse assunto faça parte de nosso cotidiano.”

Observação: Neto Leoni é ex-prefeito de Bariri. Ele venceu as Eleições 2016 (onde foi impedido de assumir) e, em 2018, venceu as Eleições Suplementares pelo PSDB. Em 2020, tentou reeleição, mas obteve terceiro lugar no pleito que consolidou a vitória do ex-prefeito Abelardinho.

 

Edcarlos Santos (atual PSDB, deve migrar para o PP, PL ou Republicanos em março) 

“Sou pré-candidato a prefeito e essa candidatura surge do apelo popular, faz mais de três anos que estou junto com a população: na Santa Casa, nos postos de Saúde, nas escolas, nas praças esportivas, na rua... Onde me chamam, eu vou! Nunca fugi das minhas responsabilidades com o povo e, por onde passo, não vejo os políticos de Bariri – sejam aqueles que a população rejeitou no voto, ou os que surgem em ano eleitoral. Por este motivo, sempre tem alguém que me incentiva a ser candidato a prefeito, por estar com eles em todo tempo, saber quais são as suas reais necessidades, por apresentar respostas quando os demais fogem. Por outro lado, já fui procurado por três legendas: PP, Republicanos e PL, temos um grupo forte que conta com quatro partidos e 40 pré-candidatos a vereador até o momento. A decisão de qual legenda sairei, será tomada na janela partidária de março. Já tive reunião com o Presidente Estadual do PP, Deputado Federal Maurício Neves. A legenda estará comigo e ele quer que eu dispute pelo partido – assim como também o PL. O Deputado Ricardo Madalena (PL), já manifestou publicamente que o partido se somará ao nosso grupo nas eleições, mas tem muito interesse que eu saia candidato pelo partido, até porque já temos muitas conquistas fruto dessa parceria, e o povo mostrou aprovação votando em massa no Deputado na eleição passada. Nessa mesma linha, o ano passado me reuni com o Republicanos, em São Paulo e com o Coordenador Regional do partido: o ex-prefeito de Boraceia, Marcos Bilancieri, que quer minha candidatura na legenda. O mais importante é que estamos construindo uma candidatura sólida, com apoio de partidos fortes em torno de minha pré-candidatura. Conto com apoio de deputados com grande representatividade e influência nos governos Estadual e Federal; isso já resultou em mais de R$ 3 milhões de emendas para Bariri, através do meu mandato. Estou me unindo com pessoas capacitadas e comprometidas, para reconstruir Bariri e trazer de volta a Milionária do Vale. A população sabe, que determinação, coragem e trabalho não faltará de nossa parte para vencermos as forças do atraso.”

 

Airton Pegoraro (MDB)

“Confirmo sim que hoje sou pré-candidato.  A legenda ainda não defini, mesmo porque estou no MDB e só posso me desfiliar em março.”

 

Leandro Gonzalez (Podemos)

“Pretendo disputar a eleição para prefeito sim. Quanto à legenda, estou analisando melhor opção.”

 

Wellington Pollonio Bof “Parraguinha” (Podemos)

“Estamos analisando, dentro do nosso partido, o Podemos. Temos um grupo e estamos analisando as possibilidades, vendo se existe algum outro afiliado, que está no partido e quer colocar o nome à disposição, ou se o grupo entende que deve ser o meu nome. Ainda estamos conversando.”

 

Laudecir Leonel (PDT)

“Sim, tenho pretensão de me candidatar a prefeito. Estou no PDT; o Gilson é o presidente da legenda.”

 

Gilson de Souza Carvalho (PDT)

“Estamos conversando, pois, sair sem grupo é complicado. Se não nos firmarmos com ninguém, o grupo já definiu que nós lançaremos um candidato. O nome depende das pesquisas que serão feitas na cidade; a democracia prevalece. Se não houver consenso do grupo, o PDT lançará um candidato sim.”

 

Janela partidária

Os três vereadores que confirmaram intenção de se tornarem pré-candidatos à prefeitura de Bariri (Airton Pegoraro, Edcarlos Santos e Leandro Gonzalez) têm entre 7 de março a 5 de abril para trocarem de partido. 
Essa regra, chamada de janela partidária, permite que os candidatos que detenham mandato possam trocar de partido sem que sejam punidos por infidelidade partidária – isso acontece pelo motivo de a legislação proibir a troca partidária ao longo do mandato. 

 

Disputa entre o mesmo grupo político

Pelo menos quatro pré-candidatos citados acima devem disputar entre si a preferência entre o mesmo grupo político: Airton Pegoraro, Leandro Gonzalez, Laudecir Leonel e Gilson de Souza Carvalho. 
Na última sexta-feira (16), em uma reunião do grupo, Pegoraro confirmou oficialmente sua disponibilidade para a pré-candidatura à Prefeitura de Bariri. O encontro reuniu cerca de 20 pessoas.