Ação do Setor de Trânsito de Bariri pede que motoristas respeitem vagas especiais de idosos e pessoas com deficiência
“Seja generoso. Se você não for, não use a vaga de idoso.”
“Seja consciente. Se você não for, não use a vaga de deficiente.”
Motoristas que estacionaram seus veículos em uma das 77 vagas especiais espalhadas pelo município de Bariri, podem ter sido surpreendidos com um aviso contendo um dos dizeres acima, afixado no para-brisas do carro.
Nesta semana, o Setor Municipal de Trânsito promoveu uma campanha de conscientização, que teve como objetivo chamar a atenção e pedir que a população baririense respeite as vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência. Até o fechamento desta edição, o setor fiscalizou 42 vagas, sendo fixados panfletos educativos em três veículos. Outros três automóveis estacionados de forma irregular retiraram seus veículos quando abordados.
Segundo Raul Bolini, responsável pelo setor, Bariri conta com 41 vagas reservadas para idosos e 36 para pessoas com deficiência física nas vias públicas (totalizando 77 vagas especiais). Além disso, há vagas em áreas de iniciativa privada, como supermercados e farmácias, todas sujeitas à fiscalização da Polícia Militar.
Veículos que utilizam essas vagas precisam apresentar credencial, documento obrigatório para uso das vagas de estacionamento destinadas a idosos e pessoas com deficiência. Essas vagas são indicadas por pintura no chão ou placas, tanto nas ruas e em locais públicos quanto em comércios. A credencial deve ser colocada sobre o painel do veículo, com a frente voltada para cima. O documento é válido em todo Brasil.
“Para emissão da credencial de deficiente físico, a pessoa não precisa ter idade. É só apresentar laudo médico. Não precisa nem levar xerox; basta levar o laudo que nós emitimos. Para a credencial de idoso, a pessoa tem que ter 60 anos completos ou mais. Basta apresentar o documento de identidade, a gente certifica e emite na hora. Depois de um minuto a pessoa já sai com o cartão na mão – cartão válido para todo o território nacional. A validade do cartão é 31 de dezembro de 2028. Se os filhos quiserem fazer para pais acamados, é só apresentar o laudo dos pais; a pessoa não precisa estar presente. Só é necessário levar um documento para certificar a idade ou deficiência da pessoa”, explica Raul Bolini.
O Setor de transito está localizado na Rua Santa Cruz, nº. 247. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08 às 11h e 12h30 às 17h. Para mais informações, entre em contato através do telefone (14) 3662-8228.
Comentários (0)
Comentários do Facebook