Airton Pegoraro e Paulo Kezo vencem eleição com quase 40% dos votos e renovam esperança da população baririense
“É uma grande alegria honrar as pessoas que confiaram em nós,o pessoal do nosso grupo, que deu o sangue nesta campanha. Vemosa responsabilidade, tudo o que o esperam da gente e nosso compromisso para fazer jus a esse sentimento da população baririense. Agradeço à população por ter depositado sua confiança em nós e nos vereadores que foram eleitos. Podem ter certeza que vamos procurar fazer o melhor possível para conseguirmos mudar a realidade atual que estamos vivendo em Bariri. Isso para que, daqui quatro anos, nós possamos entregar uma Bariri melhor do que nós pegamos.” – Airton Luis Pegoraro – Prefeito Eleito em Bariri
Cerca de 40 minutos após o início da apuração das urnas eleitorais em Bariri neste domingo, 06 de outubro de 2024, informações extraoficiais já davam conta que Airton Pegoraro (Avante) e Paulo Kezo (PSB) estavam com larga vantagem na corrida eleitoral. A imprensa noticiou a vantagem da chapa Pegoraro-Kezo com cautela, afinal, os resultados ainda estavam sendo contabilizados. No entanto, antes das 18h30, a vitória de Airton Pegoraro e Paulo Kezo já estava concreta e o grito de vitória do time 70 tomou conta da cidade.
Na avenida XV de Novembro, uma multidão se encaminhou em frente ao comitê da chapa Pegoraro-Kezo para celebrar a vitória. Várias bandeiras com as fotos dos vencedores, acompanhadas de gritos e saudações exaltadas da população revelaram um sentimento há muito tempo adormecido em Bariri: esperança de dias melhores.
“Agora podemos dizer que Bariri tem prefeito”, disse emocionado o jornalista Vavá Lins, fundador da página “Tailler Androcioli”.
Desde 2010, um prefeito eleito em Bariri não consegue completar seu mandato por vários motivos: impedimento judicial, falecimento, afastamento e impeachment, como aconteceu com o último mandatário eleito em 2020, Abelardo Simões (MDB). A rotatividade no comando do Executivo, que assola Bariri há 14 anos, causou muito receio na população em relação à política. Mudar esse cenário e retomar a confiança dos cidadãos baririenses será o maior desafio de Airton Pegoraro e Paulo Kezo, a partir de 01 de janeiro de 2025.
Bariri tem a segunda maior abstenção da microrregião; confira as estatísticas das eleições
Airton Pegoraro contabilizou 6.255 dos votos válidos (39,90%). Em segundo lugar, ficou Neto Leoni (PSD), com 4.725 votos (30,14%); seguido por Edcarlos Santos, com 4.137 votos (26,39%); e Fernando Foloni (MDB), com 559 votos (3,57%).
A eleição em Bariri teve 17.532 votos totais, incluindo 861 votos brancos (4,91%) e 995 votos nulos (5,68%).
O que chamou a atenção foi o índice de abstenção, ou seja, os eleitores aptos a votar em Bariri que não compareceram às urnas: foram 6.074 pessoas (25,73%). O número de eleitores que se abstiveram supera o total de eleitores que votaram no segundo colocado na corrida eleitoral (Neto Leoni). Em relação aos municípios da microrregião de Jaú, a abstenção de Bariri só não foi maior que a do município de Dois Córregos, que contabilizou 26,97%.
Câmara reelege 3 veteranos e renova 6 cadeiras para a legislatura 2025-2028Os vereadores Leandro Gonzalez (Avante), Ricardo Prearo (PSD) e Myrella Soares (União Brasil) conseguiram preservar seus lugares no Legislativo para o próximo ano. Por outro lado, Julio Cesar Devides (PDT) e Luiz Renato Proti “Escadinha” (MDB) não se reelegeram.
Seis candidatos eleitos neste domingo (06) são a grande novidade em 2025: Laudenir Leonel “Sertão” (PL); Roni Romão (PL); Rubinho Enfermeiro (PSD); Gilson de Souza Carvalho (PSB); Daniel de Madureira (PP); e Aline Prearo (Republicanos). Confira a seguir a percentagem de votos dos nove eleitos:
Presidente Municipal do Avante celebra vitória dupla: além de eleger prefeito, partido teve o vereador mais votado de Bariri
Partido recém-chegado em Bariri, o Avante comemora o bom desempenho nas Eleições Municipais 2024. O partido elegeu Airton Pegoraro como prefeito e Leandro Gonzalez como o vereador mais votado neste ano
“As eleições do domingo passado refletiram nosso trabalho árduo e planejamento de médio prazo. Sempre acreditei no potencial do Airton e, por isso, colocamos o partido à disposição dele ainda no ano passado. O mesmo vale para o nosso grupo de vereadores, todos foram fundamentais. Nossa chapa foi muito equilibrada e aquele que se destacou foi Leandro Gonzalez. Será uma honra imensa para todos nós ver o Leandro diplomando o Airton na primeira sessão da câmara, duas figuras centrais do nosso partido”, destacou Icaro Polonio, Presidente Municipal do Avante e Coordenador Regional da sigla.
Além de Bariri, o Avante também conquistou a eleição da vereadora mais votada em Boraceia: Cátia Bilancieri foi a candidata mulher que alcançou a melhor colocação, com 173 votos (5,56%). Com o cenário otimista, o Avante pretende crescer ainda mais no próximo ano.
“Para 2025, pretendemos expandir o partido tanto na cidade de Bariri quanto na região. Elegemos aqui no vale do Tietê a mulher mais votada em Boracéia e vamos levar o partido para mais cidades ao nosso redor, fortalecendo assim a figura de liderança que o Airton personifica e o lugar de destaque que Bariri merece”, completa Icaro.
Pegoraro e Kezo iniciam transição do governo com equipe definida
Após o fim do período eleitoral, tem início o chamado período de transição do governo, quando o prefeito eleito forma uma equipe para tomar decisões administrativas em relação ao início do mandato, bem como estabelecer comunicação do novo eleito com a atual administração.
Três nomes compõem a equipe de transição de Airton e Kezo: ex-vereador e ex-prefeito José Cláudio dos Santos; o ex-vereador Wellington Pollonio Bof (Parraguinha); e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bariri e vereador eleito, Gilson de Souza Carvalho.
“Existe uma lei municipal em que o prefeito eleito pode indicar três nomes para ter livre acesso na prefeitura, obter documentações e outras coisas. Baseado nisso, pedimos para o Zé Claudio, ex-prefeito e vereador, que hoje presta consultoria em algumas cidades da região; o Parraguinha que também tem uma larga experiência no ramo; e o Gilson que manja muito de leis. São essas três pessoas que inicialmente formam nossa equipe de transição, mas eles vão colher dados que serão apurados por uma equipe maior. Vamos trocar ideias, durante este período, para ver a real situação do município”, explica Airton Pegoraro.
Comentários (0)
Comentários do Facebook