Conseg debate terceiro acidente químico ocorrido na Vila Santa Inês; baririenses encaminham abaixo-assinado ao MP
O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Bariri realizou reunião na terça-feira (25), marcada por preocupações sobre as férias escolares e a segurança da população do bairro Vila Santa Inês. Com a aproximação do período de recesso, os membros do conselho pretendiam debater as atividades das crianças, que tendem a ficar em casa ou nas ruas, muitas vezes sem supervisão adequada, mas o tema não foi abordado devido a ausência da diretora de Educação, Silmara Beltrami.
A pauta mais discutida da reunião, no entanto, foi o recente acidente químico envolvendo a fumaça tóxica de cloro, ocorrido pela terceira vez no bairro Vila Santa Inês. A empresa responsável, situada em uma área residencial, voltou a ser alvo de críticas e preocupações dos moradores devido à reincidência dos episódios de vazamento da substância tóxica.
Em resposta aos incidentes, a empresa química responsável afirmou, em reunião com o Corpo de Bombeiros, que os acidentes se devem a falhas operacionais causadas por um funcionário. A empresa se comprometeu a mudar suas instalações para um local mais apropriado até o final do ano, buscando evitar novos riscos à comunidade.
Indignados com a situação, os moradores do bairro organizaram um abaixo-assinado, que foi encaminhado ao Ministério Público. Durante a reunião do Conseg, foi sugerido que o caso também seja levado à Câmara Municipal. A proposta é pressionar por mudanças no Plano Diretor, no Zoneamento e no Código de Posturas, visando evitar a instalação de indústrias, especialmente as químicas, em áreas residenciais.
Comentários (0)
Comentários do Facebook