Deputado propõe ao governador estudo para transferir a capital do Estado de São Paulo para Bauru
Bauru será a nova capital do Estado de São Paulo? Esta é a principal ideia de um estudo proposto pelo deputado federal Capitão Augusto (PL). O parlamentar enviou ofício terça-feira (29), ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) propondo a sugestão intitulada “Proposição para estudo sobre a transferência da capital do Estado de São Paulo para Bauru e subsequente realização de plebiscito”.
Como justificativa, Capitão Augusto aponta os desafios urbanos enfrentados pela cidade de São Paulo, avalia que a descentralização poderá impactar na distribuição mais equilibrada da população em território paulista, assim como será capaz de promover o desenvolvimento da região centro-oeste do Estado.
"Bauru, estrategicamente situada no centro geográfico do Estado, pode ser a chave para um desenvolvimento robusto e equilibrado do oeste paulista. Sua elevação como capital estimularia investimentos em infraestrutura, como rodovias, aeroportos e ferrovias, criando novas oportunidades econômicas para a região e melhorando a conectividade", diz o ofício.
O parlamentar ainda destaca que a mudança aliviaria significativamente o congestionamento na cidade de São Paulo, melhorando a mobilidade urbana e reduzindo os tempos de deslocamento. "Isso pode se traduzir em maior eficiência nos transportes públicos e privados e, consequentemente, diminuir os níveis de poluição, contribuindo para um ambiente mais saudável", argumenta.
Para balizar sua proposta, Augusto também menciona experiências internacionais e nacionais bem-sucedidas, como a transferência da capital do Brasil do Rio de Janeiro para Brasília, que, de acordo com ele, mostrou-se benéfica na promoção de um crescimento equilibrado. Assim que o estudo for finalizado, o deputado defende a realização de um plebiscito para garantir que qualquer decisão tomada reflita a vontade dos paulistas.
"Considerando os múltiplos benefícios potenciais dessa proposta, solicitamos que seja dada a devida atenção a esta iniciativa, visualizando uma São Paulo revitalizada e um Oeste paulista florescente, sempre com o respaldo e envolvimento de sua população", completa.
Relembre outras propostas de transferir a capital ao centro-oeste paulista
Em 2008, deputado estadual Gilson de Souza (do DEM, à época), apresentou um projeto de resolução com a mesma finalidade, considerando a posição estratégica de Bauru, no centro do Estado, e os problemas causados pelo crescimento desordenado da capital paulista. A proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), mas parou de tramitar naquele mesmo ano, sem que fossem realizados os estudos para avaliar os impactos da mudança e o plebiscito a fim de consultar a opinião da população.
Antes, em 1979, o então governador Paulo Maluf também apresentou proposta semelhante, quando tentou aprovar, na Alesp, sem sucesso, a transferência da capital para o centro do Estado. Embora a cidade não estivesse previamente definida, algumas foram cogitadas, como Piratininga e Brotas.
Comentários (0)
Comentários do Facebook