Mais de 150 crianças estão na fila de espera para receber leite em Bariri

Mais de 150 crianças estão na fila de espera para receber leite em Bariri
Mais de 150 crianças estão na fila de espera para receber leite em Bariri

O vereador Edcarlos Santos foi procurado por várias mães nas últimas semanas, que reclamam sobre a fila de esperta do Programa Vivaleite em Bariri. Segundo o nobre, mais de 150 crianças baririenses estão desassistidas pelo benefício direcionado através da Diretoria de Ação Social, pasta comandada por Suzane Dinis Albranti.

“São mais de 150 crianças na fila de espera para receber leite em Bariri, algumas esperando há mais de três anos. Tem famílias com mais de uma criança com menos de 6 anos na casa e só uma tem direito de receber – isso quando recebe. A prefeitura precisa criar um programa municipal para atender estas crianças e não ficar na dependência do programa do Governo Estadual. É muito fácil falar para esperar na fila, quando não é o nosso filho que está precisando”, publicou Edcarlos nas redes sociais.

O parlamentar também comentou o assunto na Palavra Livre da última sessão camarária. “Tem 150 crianças na fila do leite. A diretora faz um anuncio de 30 crianças que vão pegar leite como se fosse uma obra faraônica. As outras 120 fazem o que? Comem mingau de lama? Tem uma palavra que expressa o sentimento do povo por você, Abelardinho: decepção”, disparou.

Criado pelo Governo Estadual, o Vivaleite tem o objetivo de combater a anemia por deficiência de ferro em crianças. A fórmula do leite fornecido pelo programa é fortificada com Ferro e vitaminas A e D. Ao consumir o leite enriquecido, crianças e idosos em vulnerabilidade saem das estatísticas de anemia no país.

Para as crianças, o leite auxilia no crescimento e desenvolvimento, fornece nutrientes essenciais e também é uma fonte de hidratação. No caso dos idosos, o leite fortificado auxilia na saúde óssea e fornece proteínas importantes para a massa muscular.

Segundo o Governo do Estado de São Paulo, para ter acesso ao programa, idosos e famílias com crianças até 6 anos, em vulnerabilidade social, devem procurar o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do seu município.

 

Relembre: idosos baririenses também já ficaram desamparados pelo benefício

No início de 2022, Edcarlos também denunciou a situação de mais de 150 idosos que também estavam sem receber o benefício do Vivaleite em Bariri. Nas redes sociais, usuários do programa alegam que foram informados pela prefeitura que novas vagas são abertas somente com a morte de algum idoso.

Após a indicação de Edcarlos e imensa pressão popular, a administração municipal aumentou mais 80 vagas para os idosos em Bariri.