Edcarlos expõe desespero de mães por falta de pediatra em Bariri e cobra políticas públicas para Saúde
Saúde Pública foi o assunto abordado pelo vereador Edcarlos dos Santos (PSDB) na Palavra Livre da sessão ordinária de segunda-feira (20). Usando a tribuna da Câmara Municipal de Bariri, o nobre foi enfático ao apontar falhas que comprometem diretamente pacientes que dependem dos serviços do SUS.
“A coisa nunca foi fácil, principalmente para o povo mais humilde. Bariri passa por alguns problemas graves, principalmente quando se trata de Saúde Pública. O ponto desesperador para qualquer pessoa é quando um paciente entra na Santa Casa e ele precisa de uma vaga Cross; quando os recursos da Santa Casa não são suficientes para tratar daquele caso. Começa o desespero de qualquer pessoa que está com um parente lá na UTI, esperando transferência. Eu acredito que os vereadores, assim como eu, são sempre acionados. E a gente não tem como fazer nada, porque isso não é uma decisão política. Isso depende de vaga nas referências... é o tipo de situação que bate o desespero em qualquer pessoa”, começou Edcarlos.
O vereador disse que, nas últimas semanas, acompanhou de perto a situação de familiares de pessoas internadas na Santa Casa. Segundo ele, a unidade não possui equipamentos essenciais para um diagnóstico preciso e rápido, como aparelho de tomografia, exame cujo resultado impacta no tratamento do paciente.
“Para ser feita uma tomografia, a gente tem que ir em Jaú e, às vezes, um exame salva uma vida. Quantas vidas foram perdidas, porque não deu tempo de fazer uma tomografia para avaliar, de verdade, como estava aquele caso? Para uma cidade do porte de Bariri, que vai ultrapassar R$ 140 milhões de arrecadação por ano, nós não podemos perder vidas por causa de falta de estrutura. A falta de investimento em áreas prioritárias faz o povo sofrer. Nós não podemos fechar os olhos e deixar a farra continuar, os recursos públicos serem gastos com festas, quando vidas estão em jogo”, pontuou o parlamentar.
Falta de pediatra
Edcarlos também levantou um assunto já abordado em plenário pela vereadora Myrella Soares (DEM) em ocasiões anteriores: a falta de pediatra em Bariri.
“Em Bariri, nasce em média 30 crianças por mês. Nós não temos pediatra. Como que pode? Uma cidade que nasce 30 crianças não tem pediatra! Essa gestão contrata tanta gente sem concurso, contrata tanto serviço com dispensa de licitação... Vocês não têm noção do desespero das mães quando precisam de um pediatra e não tem pediatra”, disse.
Por fim, o vereador pediu apoio aos colegas referente ao exercício da principal função do Legislativo: a fiscalização.
“Eu nunca vi, em todo o período que eu moro nessa cidade, uma baderna tão grande na gestão pública. Tem gente tirando dinheiro, com muita facilidade, dessa prefeitura, e nós vamos precisar nos posicionar. Eu sei que essa Câmara não tem fugido a sua responsabilidade. Nós vamos ter que ser fiscalizadores; vamos ter que enfrentar alguns descontentes, mas vamos precisar cumprir o nosso papel. Não se pode jogar dinheiro fora, enquanto tem irmãos nossos precisando de atendimento médico”, concluiu o nobre.
Comentários (0)
Comentários do Facebook