Moradores do Jardim Canaã voltam a reclamar de qualidade insalubre da água; Saemba diz que novo poço está em fase de orçamento

Moradores do Jardim Canaã voltam a reclamar de qualidade insalubre da água; Saemba diz que novo poço está em fase de orçamento

“Sou morador do Jardim Canaã e temos um problema antigo aqui com a qualidade da água, que não é boa e ainda é fraca. Acordei hoje pela manhã sem água aqui cheguei em casa para o almoço já tinha retornado à água, porém nessa condição. É só faltar água aqui que ela volta dessa forma. Ou então, dentro uns seis meses ou mais, também fica assim também: marrom.” – Morador do Jardim Canaã em relato enviado ao Jornal Noticiantes em 01 de abril de 2025.

 

A população do Jardim Canaã recorreu à imprensa mais uma vez para reclamar da qualidade da água no local. Nos últimos anos, inúmeras denúncias e protocolos foram abertos no Serviço de Água e Esgoto do Município de Bariri (Saemba), que não ofereceu solução definitiva para o problema até o presente momento.
Os relatos dão conta que o fluxo de água é fraco. Além disso, quando há escassez hídrica, a água volta com uma coloração amarronzada, imprópria para uso.
“Da última vez, fizeram uma limpeza na caixa d’água do bairro. Tiraram barro de dentro mais passa um tempo fica igual. Minha conta de água minha fica em torno de R$ 70,00, sendo que fico o dia todo fora e somos apenas em dois em casa. A reclamação não é do valor, mas da péssima qualidade da água”, continua o denunciante.
Nossa reportagem entrou em contato com Ricardo Maccorin, superintendente do Saemba. De acordo com ele, o episódio recente de falta d’água ocorrida no Jardim Canaã foi um ato de vandalismo.
“Na terça-feira faltou água porque alguém invadiu o local e fechou o registro do reservatório”, disse Maccorin.
Ele também deu uma boa notícia à população do bairro: a perfuração de um novo poço para abastecer o Jardim Canaã é um dos investimentos que o Saemba irá priorizar, a partir da arrecadação do último reajuste da tarifa de águia e esgoto.

“Estamos cientes da condição da água no Canaã. A água tem essa coloração devido ao poço que foi mal executado anos atrás. Esse é um dos investimentos que vamos fazer, quando adquirirmos caixa a partir do reajuste que foi aplicado. Temos sim a intenção de perfurar um novo poço. O reservatório, que é a parte mais cara, já existe. Inclusive, já estamos em fase de orçamento para começar, entre o final deste ano e o início de 2026, a obra do poço. É uma prioridade nossa de curto a médio prazo”, garantiu Ricardo Maccorin.