Rodeios voltam a ser liberados em Jaú após nove anos
Foi aprovado por maioria de votos o Projeto de Lei do Legislativo nº 25/2022, que libera a realização de rodeios no município de Jaú. A matéria, de autoria dos vereadores Luiz Henrique Chupeta, Bill Luchesi, Fabio Eduardo de Souza, José Segura, Luiz Maurílio Moretti, Marcos Brasil e Jefferson Vieira, foi votada em primeira e segunda discussão na segunda-feira (1º).
O documento prevê a alteração da Lei n° 4.810, de 18 de junho de 2013, que proibia a realização de rodeios, touradas, vaquejadas, farras do boi e eventos similares. Com a iniciativa, os autores pretendem manter a proibição apenas para a realização de touradas, vaquejadas e farras do boi, excluindo o termo “rodeios” do texto da lei.
Após aprovado por maioria dos votos em primeira discussão, foi convocada Sessão Extraordinária na mesma noite, onde a matéria também acabou aprovada por 10 a 3, com votos contrários de Paulo Gambarini, Carlos Magon Lampião e Tito Coló Neto.
Os vereadores Luizinho Andretto, José Carlos Borgo e Mateus Turini (contrários ao projeto em primeira discussão) se ausentaram da Extraordinária. Já o vereador Rodrigo de Paula, que também havia sido contrário à proposta em primeira discussão, permaneceu sentado no momento da segunda discussão na Extraordinária, ato que configurou a mudança do voto.
Eventos com animais estavam proibidos na cidade desde 2013. Para se tornar lei, o projeto precisa da sanção do prefeito Ivan Cassaro e publicação no Diário Oficial. O assunto polêmico dividiu a opinião dos jauenses. A Câmara Municipal chegou até mesmo a abrir consulta pública on-line para ouvir o posicionamento da população.
Comentários (0)
Comentários do Facebook