Pré-candidatos a prefeito de Bariri firmam pré-coligações partidárias e fortalecem apoio político

Pré-candidatos a prefeito de Bariri firmam pré-coligações partidárias e fortalecem apoio político

Com o fechamento do prazo da janela e filiação partidárias no último final de semana, quatro pré-candidatos a prefeito de Bariri definiram, publicamente, apoios importantes de siglas, além de outros nomes que se destacam em seus respectivos grupos. Acompanhe abaixo um resumo sobre a pré-coligação partidária de cada um dos pré-candidatos:

 

Edcarlos Santos (PP)

Edcarlos Santos se filiou ao Partido Progressistas (PP) ao final da tarde da última sexta-feira (05), em um ato público ocorrido no Restaurante do Luizinho. Além do presidente do PP, Daniel de Oliveira Rodrigues, estiveram presentes os presidentes do PL (Ana Fabíola Fanton Rodrigues); Republicanos (Major Alessandro Gea de Souza), Solidariedade (Wagner Brasil) e PSDB (Rogério Aparecido de Morais) também estiveram presentes, firmando o apoio das siglas à Edcarlos.  

 

Quem será o vice de Edcarlos?


Nos bastidores, três nomes despontam como possíveis pré-candidatos a vice-prefeito de Edcarlos: o radialista Laudenir Leonel, conhecido como Sertão; Ganimides Masson, filho do ex-prefeito Acácio Masson; e Laudecir Leonel, advogado, jornalista e influenciador digital. Todos os três nomes são filiados ao PL.

 

Coordenador de campanha


A pré-campanha de Edcarlos Santos está sendo coordenada por Major Gea, presidente do Republicanos, que confirmou a informação à nossa reportagem. “O Republicanos não vai ter candidato na majoritária, mas teremos chapa completa de vereadores em Bariri. Estamos fazendo parte da coligação que apoia o Edcarlos. Eu, como presidente, assumi a coordenação de campanha dele”, destacou Major Gea. 

 

Quem faz parte do grupo?
Outros nomes conhecidos que compõe o grupo de Edcarlos Santos são: Evandro Folieni, Marlene Bollini e Marcia Sadi (todos filiados ao PP); Roni Romão, Tereza Camargo e Dr. Pessoto (todos filiados ao PL); Armando Perazelli, Deolindo Scandolera, Valentina da Ambulância e Aline Prearo (todos filiados ao Republicanos); Giovani Valencise, Cleo Santos, Cristiane Pultrini e dr. David Oliveira França (todos filiados ao Solidariedade). 

 

Apoio parlamentar


Alguns parlamentares federais e estaduais também manifestaram publicamente apoio à Edcarlos Santos: Deputado Estadual Ricardo Madalena (PL) e o Deputado Federal Maurício Neves (Presidente Estadual do PP) enviaram representantes ao ato de filiação. Já o Deputado Estadual André Bueno (PL) enviou mensagem de apoio em vídeo. Por fim, o Deputado Federal Luiz Carlos Motta (PL) e o estadual Vinicius Camarinha (PSDB), também compõem a rede de apoio de Edcarlos.

 

Airton Pegoraro (Avante)

Airton Luis Pegoraro se filiou ao Avante na última semana, partido que tem Ícaro Polonio como presidente e Jota Cardoso como secretário geral. O anúncio foi feito quarta-feira passada (03), por meio de nota enviada à imprensa. “Pela sua história pessoal e política, Airton foi fortemente sondado por diversas siglas, mas optou por se filiar ao Avante. A sigla colocou os diretórios estadual e federal à disposição do pré-candidato e pretende trazer para Bariri a profissionalização da política e os bons valores”, diz o comunicado. A pré-coligação partidária de Airton Pegoraro compõe outras três siglas: PDT (presidido por Gilson de Souza Carvalho); União Brasil (presidido por Myrella Soares); PSB (também presidido por Gilson de Souza Carvalho). 

 

Quem será o(a) vice de Airton?


Nos bastidores, três nomes despontam como possíveis pré-candidatos a vice-prefeito(a) de Airton: a vereadora Myrella Soares (União Brasil); o vereador Leandro Gonzalez (Avante); e o empresário Paulo Andreoli, conhecido como Paulo Kezo (PSB). 

 

Coordenador de campanha


A pré-campanha de Airton Pegoraro está sendo coordenada por Ícaro Polonio, presidente do Avante, que confirmou a informação à nossa reportagem. 

 

Quem faz parte do grupo?
Outros nomes conhecidos que compõe o grupo de Airton Pegoraro são: José Iraldo Androciolli Júnior “Vavá”, Juliana da Inclusão e Danieli Trintino, a Dani da Casa São Paulo (todos filiados ao Avante); Clovis Roberto Bueno, o Clovinho e Rogério Xavier (filiados ao PDT); Maria Pia Betti Pio da Silva Nary, Carlos Sampietro e Luciana Lucínio (todos filiados ao União Brasil); além do Dr. Paulo Crepaldi (filiado ao PSB). 

 

Apoio parlamentar


Os Deputados Estaduais que manifestaram apoio à Airton Pegoraro, são: Thiago Auricchio (PL); Carlão Pignatari (PSDB); e Capitão Telhada (PP). O Deputado Federal Coronel Telhada (PP) também está na lista de apoios parlamentares. Outro nome vinculado à rede de apoio de Pegoraro é Marquinho Tortorello, três vezes deputado estadual e filho do finado ex-prefeito de São Caetano do Sul, Luis Tortorello.

 

Neto Leoni (PSD)


Francisco Leoni Neto é presidente do PSD Bariri e também pré-candidato a prefeito da legenda. Além do PSD, Neto Leoni conta com o apoio do Podemos (presidido por Wellington Pollonio Bof, o Parraguinha) e também do Cidadania (presidido por Jeferson Carulo dos Santos). À nossa reportagem, Neto disse que poderá acontecer uma ampliação do quadro de apoio partidário. “Não houve lançamento de pré-campanha de nossa parte, apenas um movimento de filiações”, explicou.

 

Quem será o vice de Neto?


Nos bastidores, dois nomes despontam como possíveis pré-candidatos a vice-prefeito de Neto Leoni: o bombeiro militar e ex-vereador Wellington Pollonio Bof, o Parraguinha (Podemos); além do enfermeiro e também ex-vereador Rubens Pereira dos Santos, o Rubinho (PSD). 

 

Coordenador de campanha
À nossa reportagem, Neto Leoni disse que sua coordenação só será definida na campanha. “Hoje, contamos com um grupo de pessoas da mais alta qualidade que devem estruturar um trabalho de resgate de nossa cidade”, frisa o pré-candidato.

 

Quem faz parte do grupo?
Outros nomes conhecidos que compõe o grupo de Neto Leoni são: Ricardo Prearo e Leonardo Gonzaga (ambos filiados ao PSD). 

 

Apoio parlamentar


Neto Leoni tem apoio de Gilberto Kassab. O ex-deputado atua como Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo desde 2023. Outro nome vinculado ao pré-candidato é o de Marco Bertaiolli, que deixou seu mandato Câmara dos Deputados em 2023, para assumir o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. “Nosso relacionamento político é dos melhores e muito extenso, que vai desde vereadores e prefeitos da região, passando por deputados estaduais e federais, chegando a vice-governador e governador. Esse é um ponto em que sempre nos destacamos e, através disso, trouxemos muitas conquistas para nosso município”, salienta Neto.

 

Fernando Foloni (MDB)

O prefeito Fernando Foloni deixou seu partido anterior, o Cidadania, e se filiou ao MDB em novembro do ano passado, após assumir o Executivo automaticamente com a cassação de Abelardo Simões, o então prefeito. O MDB Bariri é presidido por Elpídio Beltrame. Outra legenda que se uniu ao grupo de Fernando Foloni é o PRD, presidido por Valdenice Sevalho. Em relação ao PT, Oscar Naufal, presidente da legenda em Bariri, disse à nossa reportagem que o apoio seria uma tendência natural, mas afirma que o partido “ainda não debateu, internamente; a maioria dos filiados prefere aguardar um pouco mais”.

 

Quem será o vice Foloni?


Nos bastidores, três nomes despontam como possíveis pré-candidatos a vice-prefeito de Fernando Foloni: o vereador Paulo Egídio Grigolin (MDB), que já atuou como Chefe de Gabinete e Diretor de Infraestrutura na gestão Abelardo-Foloni; Oscar Naufal (presidente do PT Bariri e ex-superintendente do Saemba); e Anai Lagatta Padovani Martins Simões (ex-primeira-dama de Bariri e tesoureira do MDB). 

 

Coordenador de campanha
Fernando Foloni ainda não possuiu um coordenador de campanha. À nossa reportagem, Paulo Egídio Grigolin, disse que o grupo está em vias de se reunir para tomar essa e outras decisões de campanha. 

 

Quem faz parte do grupo?
Outro nome conhecido que compõe o grupo de Fernando Foloni é o do vereador Luis Renato Proti “Escadinha” (MDB).

 

Apoio parlamentar


Fernando Foloni tem apoio do Deputado Federal Baleia Rossi, presidente Nacional do MDB. Outros parlamentares emedebistas que têm proximidade com o prefeito de Bariri são os Deputados Estaduais Jorge Caruso e Itamar Borges.