Motociclista de 19 anos tem pescoço cortado por linha de pipa no Santo André, em Bariri

Motociclista de 19 anos tem pescoço cortado por linha de pipa no Santo André, em Bariri

Um grave incidente envolvendo uma linha de pipa deixou um jovem de 19 anos ferido em Bariri, por volta das 14h, desta segunda-feira (26). O motociclista estava a caminho do trabalho quando teve o pescoço cortado por uma linha chilena enquanto trafegava pela Avenida Santo Expedito, no Jardim Santo André.
O acidente, que por pouco não resultou em uma tragédia maior, deixou um corte profundo no pescoço do jovem. Segundo sua mãe, a lesão quase atingiu uma artéria vital. O jovem foi prontamente socorrido por sua namorada, e por populares que estavam no local. Eles o levaram imediatamente ao pronto-socorro da cidade, onde ele recebeu atendimento médico e precisou levar pontos.
Preocupada com a situação, a mãe do jovem utilizou suas redes sociais para fazer um alerta à comunidade sobre os perigos do uso de linhas cortantes, como a linha chilena. Em sua publicação, ela destacou a gravidade do ocorrido e pediu para que os praticantes de pipas utilizem espaços seguros e afastados de residências e pessoas para evitar acidentes fatais.

“Quase que ele perde a vida por causa de uma linha chilena. Sim, quase morreu, mas graças a Deus ele colocou anjos no caminho que socorreram meu filho até a Santa Casa. Galera do ‘rélo’, assim que são chamados, quando forem soltar pipas com essa linha, faz um favor: vá soltar onde não tem casas por perto, onde não tenha movimento de pessoas, procure um lugar tranquilo pois, em segundos, uma pessoa pode perder a vida por causa dessa linha”, escreveu a mãe em tom de desabafo e alerta.

 

Punição

O uso do cerol em linhas de pipas, a conhecida mistura entre cola e vidro, passou a ser proibida no Estado com a aprovação do Projeto de Lei 765/2016, aprovado pelos deputados da Alesp e sancionado pelo governador do Estado.
De autoria do deputado Coronel Telhada (PP), a proposta proíbe o cerol como também qualquer outro material cortante que possa ser aplicado nas linhas. A proibição abrange o uso, a posse, a fabricação e a comercialização da mistura cortante, também conhecido como linha chilena.
Caso a lei seja descumprida, a pessoa responsabilizada deverá pagar uma multa equivalente a 50 Ufesps, que na cotação atual é aproximadamente R$1.326,50 reais. No caso em que um estabelecimento descumprir a lei, a multa pode chegar a R$132 mil reais.
O PL apresentado vem como uma substituição da Lei 10.017, de 1998, que segundo o autor da proposta, se tornou obsoleta em razão do tempo. O objetivo do projeto consiste em garantir mais segurança para a população e evitar ocorrências como quando são atingidos pedestres e motoqueiros.
Na Câmara Federal, deputados aprovaram o Projeto de Lei 402/11, que também proíbe a fabricação, comercialização e uso de linhas cortantes em pipas e brinquedos semelhantes, estipulando pena de detenção e multas. O PL ainda segue em trâmites, sendo que irá ao Senado que caso aprove, irá para sanção presidencial.