Sem patrocínio, atleta baririense conquista grandes resultados em campeonatos de fisiculturismo

Por Thaisa Moraes

Sem patrocínio, atleta baririense conquista grandes resultados em campeonatos de fisiculturismo
Sem patrocínio, atleta baririense conquista grandes resultados em campeonatos de fisiculturismo

O atleta baririense Gabriel Fabiano Gonçalves, 26 anos, conhecido como Gah Negão, brilhou mais uma vez no esporte no qual se dedica: o fisiculturismo. Em abril deste ano, Gabriel estreou no universo das competições do esporte com dois troféus em um torneio disputado em Araraquara. Neste mês, o baririense novamente brilhou em competições disputadas em São José do Rio Preto e Jaú.
“No campeonato Montalvão, que aconteceu dia 3 de setembro em São José do Rio Preto, consegui o 4° lugar na categoria Mens Physique; este evento reuniu mais de 200 atletas de todo o Estado. O segundo campeonato foi o 1º American Classic, que aconteceu dia 11 de setembro, na cidade de Jaú, com atletas da nossa região – inclusive alguns influencers nacionais que atuam na área da musculação. Nesse campeonato, consegui o 1° lugar na categoria Mens Physique”, explica o atleta.
O fisiculturismo é um esporte que trabalha o desenvolvimento dos músculos corporais a partir da hipertrofia (crescimento) muscular, ou seja, aumento no volume da massa. Segundo Gabriel, para obter um crescimento muscular significativo e natural, é necessária a união de diversos fatores, como a combinação de uma dieta exclusiva para cada etapa da preparação; suplementação; e rotina de treino.
“Desde a minha primeira preparação, que começou em fevereiro deste ano, venho me esforçando, me dedicando, fazendo o que tem que ser feito na medida do possível, sem ter ajuda de ninguém. A maior dificuldade é se manter na dieta por um longo tempo além da parte de suplementação, que sempre ajuda na hora de bater a quantidade de proteínas e carboidratos a serem ingeridos ao longo do dia. Nessas três preparações, fiz tudo por conta própria. Às vezes, não conseguia bater a quantidade certa de nutrientes por conta de não ter verba para as proteínas e suplementos, mas, graças a Deus, nesses três campeonatos fiquei no pódio as três vezes e saí vitorioso em duas competições”, completou Gabriel.
Além dos custos em treinamentos, o baririense também precisa se preocupar com recursos para financiar as despesas de viagem dos treinos em outras cidades. Sem apoio do Poder Público, Gabriel tira tudo do próprio bolso. Ele contou com auxílio do vereador Edcarlos dos Santos (PSDB). 
“Como todo esporte tem um gasto, no fisiculturismo não é diferente. Sempre que vou competir, tem o valor das inscrições, combustível, pedágio, alimentação... Pedi apoio para a prefeitura e não autorizaram a ajuda nas duas primeiras competições. Nesta última, nem fui mais atrás. O vereador Edcarlos me ajudou na parte do combustível nas duas primeiras competições”, finaliza Gabriel.