Aposentado protocola pedido de cassação contra vereador Ricardo Prearo e acusa o nobre de agressão física

Aposentado protocola pedido de cassação contra vereador Ricardo Prearo e acusa o nobre de agressão física

Por Thaisa Moraes


Foi protocolado na tarde desta quinta-feira (15), na Câmara Municipal de Bariri, um pedido de cassação de mandato parlamentar em face do vereador Ricardo Prearo (PSD). O autor da denúncia é o aposentado Maurício Rodrigues, de 68 anos, que acusa Prearo de agressão física.

 

“Em um ato de covardia e desrespeito à lei, o vereador Ricardo Prearo agrediu-me fisicamente, em uma lanchonete de Bariri, no dia 10/08/2024, conforme boletim de ocorrência anexo. A violência gratuita contra um idoso de 68 anos, causou-me lesões físicas e um profundo trauma psicológico. A conduta do vereador Ricardo Prearo repercutiu negativamente nas redes sociais e no jornal Primeira Página, da 91 FM de Bariri, gerou indignação e pedidos de punição do vereador. O ato fere o art. 7º, III do Decreto-Lei 201/67, é incompatível com o decoro parlamentar e macula a imagem da Câmara Municipal”, alega o denunciante.

 

Em nota enviada à nossa reportagem, o vereador Ricardo Prearo deu a seguinte declaração:

 

“No dia de hoje fui surpreendido através da imprensa com a informação de que um cidadão protocolou uma falsa denúncia contra mim na Câmara Municipal de Bariri. Informo que sobre os fatos registrei boletim de ocorrência (Protocolo 2089994/2024) e estou entrando com processo contra cidadão que em questão, que me difamou e agrediu no último sábado em estabelecimento da cidade. Este cidadão inclusive já foi condenado pela Justiça por comentários contra mim (ação judicial nº 1000981-25.2020.8.26.006) e desde a época em que foi diretor da Vitale, organização criminosa que lesou a Santa Casa de Bariri, atenta contra minha pessoa e agora neste momento realiza essa suja tentativa de perseguição política contra minha pessoa. Reitero que sou uma pessoa totalmente do bem, que não tenho histórico nenhum de natureza violenta, muito pelo contrário, nunca fui processado criminalmente e não é uma acusação leviana como esta que vai me intimidar e manchar a minha história de vida e como agente público". 

 

O presidente da Câmara Municipal de Bariri, Airton Pegoraro (Avante) confirmou o recebimento da denúncia à nossa reportagem. Pegoraro disse que irá seguir o protocolo e encaminhar a representação para análise da Procuradoria Jurídica do Legislativo. A expectativa é que a denúncia seja colocada na ordem do dia da Sessão Ordinária da próxima segunda-feira (19), logo no início do pleito, que começa às 19h. 
Caso haja embasamento jurídico, os vereadores votam pelo acolhimento ou arquivamento da representação. Se a maioria simples dos parlamentares presentes na sessão decidir pelo acolhimento, será aberta uma Comissão Processante (CP), para julgar a suposta prática de quebra de decoro parlamentar de Ricardo Prearo, procedimento que poderá culminar em seu impeachment. 
O Noticiantes transmitirá a sessão ordinária na íntegra, através do YouTube e Facebook.