Bocaina terá novas eleições para prefeito em junho

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinou, na última semana, uma nova data para as eleições de prefeito e vice-prefeito em Bocaina. As eleições serão realizadas no dia 8 de junho e os eleitos exercerão o mandado na chefia do Executivo municipal até o final de 2028.
O candidato Moacir Zete (Republicanos) recebeu a maioria dos votos para o executivo, mas foi condenado por improbidade administrativa praticada com dolo, má-fé, lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito de terceiros, e teve o registro da candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral. Ele recorreu, sem sucesso.
Em votação unânime, o TRE negou provimento ao recurso de Moacir Zete e manteve o indeferimento do registro de sua candidatura, tendo em vista a incidência da inelegibilidade fundada na Lei da Ficha Limpa. Após, o Tribunal Superior Eleitoral negou seguimento a recurso especial em decisão monocrática, que foi confirmada pelo plenário em 9 de abril.
Desde janeiro, o vereador Caio Augusto Crepaldi (MDB), eleito presidente da Câmara, assumiu interinamente a Prefeitura Municipal de Bocaina.
No município, a responsabilidade pelas eleições é a 241ª Zona Eleitoral de Dois Córregos, que conta com 5 locais de votação e 31 seções eleitorais. Estão aptos a votar no pleito suplementar cerca de 8.600 eleitoras e eleitores, e a votação acontecerá das 8h às 17h.
Convenções, registro e propaganda
As convenções para a escolha das candidatas e dos candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito e a formação de coligações serão realizadas de 1º a 6 de maio. Após a escolha, partidos políticos, federações de partidos e coligações solicitarão ao juízo eleitoral o registro das candidaturas até às 8h do dia 9 de maio.
A propaganda eleitoral somente será permitida a partir de 10 de maio. A diplomação das eleitas e eleitos deve ocorrer até 11 de julho de 2025.
Comentários (0)
Comentários do Facebook