Idosa teme desabamento de casa, diz que rachaduras foram causadas por falha no sistema externo de esgoto e faz apelo à Prefeitura de Bariri
Uma idosa de 70 anos, proprietária de um imóvel localizado no cruzamento da Av. Antonio Neif Junior com a Rua Mario Simoneti, no Núcleo 3, não sabe mais a quem recorrer. Desde 2014, ela clama por respostas da Prefeitura Municipal de Bariri, através do Setor de Obras e da autarquia Saemba, devido a um problema estrutural que está causando diversas rachaduras na casa, que corre risco de desabamento.
A reportagem do Noticiantes foi acionada pela moradora e compareceu ao local, onde visualizou de perto a situação preocupante. A idosa preferiu não gravar entrevista, mas pediu a ajuda da imprensa para divulgação do caso, como forma de chamar a atenção das autoridades responsáveis.
À nossa equipe, ela mostrou diversos protocolos registrados na Prefeitura Municipal de Bariri e no Saemba ao longo dos últimos anos. Com as chuvas que atingiram o município nas últimas semanas, novas rachaduras surgiram no imóvel.
Segundo a denunciante, a residência sofre alagamentos constantes e, até mesmo, invasão de dejetos da rede de esgoto, devido a uma falha no sistema de drenagem. Na esquina onde a casa está localizada existe uma boca de lobo, aparentemente entupida, cujo cano, de pequeno porte, não consegue captar quantidade de água pluvial suficiente para impedir o alagamento. Com isso, a casa acaba invadida tanto pela água da chuva, quanto por dejetos da rede de esgoto, que vazam através do banheiro do imóvel.
As rachaduras atingem o muro externo da residência, sala de estar, cozinha, copa e banheiro. Várias reformas já foram realizadas no local ao longo dos anos, mas todo o investimento foi perdido. Ainda segundo a moradora, a situação seria resolvida se o Poder Público realizasse um reparo na rede de drenagem, potencializando a função de escoamento da água. Até que o problema não seja resolvido, ela teme que o imóvel desabe a qualquer momento. Além da idosa, um adolescente de 16 anos também mora no local.
Depois de várias tentativas de contato frustradas com o Setor de Obras e Saemba, a família recorreu também ao Ministério Público. A idosa pede que o Poder Público providencie outra moradia para que ela e seu neto possam se abrigar com segurança, até que o problema externo seja resolvido e a casa passe por uma reforma.
Ex-diretor de Obras visitou o imóvel
Segundo a moradora, o ex-diretor de Obras da administração Abelardo Foloni, Márcio Nascimento, chegou a realizar visita técnica no imóvel durante sua gestão à frente da pasta.
“Ele disse que a solução era desviar o esgoto para o Esperança 2, mas que não havia verba para isso. Prometeu que iria ver o que poderia ser feito, mas não tivemos mais retorno”, disse a idosa.
Ex-superintendente do Saemba mandou idosa “procurar os direitos”
Em relação aos protocolos realizados no Serviço de água e Esgoto de Bariri, durante a gestão do ex-superintendente Eder Cassiola, a conversa foi outra. Segundo a moradora, Edinho foi ríspido, disse que não poderia fazer nada a respeito e mandou ela procurar seus direitos na Justiça.
“O próprio superintendente mandou a gente acionar o Ministério Público, mandou a gente ver nossos direitos na justiça”, disse.
Comentários (0)
Comentários do Facebook