Operação contra “rolezinhos”: Promotor reforça fiscalizações e PM segue apreendendo motos irregulares em Bariri com apoio da ROCAM

Operação contra “rolezinhos”: Promotor reforça fiscalizações e PM segue apreendendo motos irregulares em Bariri com apoio da ROCAM

As fiscalizações realizadas pela Polícia Militar de Bariri, a pedido do Ministério Público do Estado de São Paulo, continuam a todo vapor. Somente neste mês de abril, 88 autuações foram realizadas até o dia 23 (quarta-feira). Além disso, também somente neste mês, 16 motocicletas e 04 automóveis foram apreendidos.
As estatísticas que mostram a produtividade administrativa de trânsito foram passadas pelo comandante da Polícia Militar de Bariri, Capitão Amauri Manzutti Junior.

“As autuações são por motivos diversos, desde falta de CNH, licenciamento vencido, falar e manusear celular na direção, falta de equipamento obrigatório, entre outras”, disse o Capitão.


Segundo ele, outra novidade é a presença constante de equipes da ROCAM (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas), que apoia a Polícia Militar no patrulhamento de trânsito em Bariri. Em nota enviada à nossa reportagem, o Promotor de Justiça dr. Nelson Aparecido Febraio Junior reforçou a continuidade das ações, que têm por objetivo promover mais segurança no trânsito em Bariri.

 

“Em abordagens e fiscalização, motocicletas, bicicletas motorizadas e carros foram apreendidos e autuados pela PM. As fiscalizações seguirão nos próximos dias”, disse dr. Nelson.


Desde o final do ano passado, o Ministério Público, em solicitação à Polícia Militar, pediu intensificação nas fiscalizações de trânsito, após uma série de reclamações protocoladas na Promotoria de Justiça sobre transtornos causados por motocicletas com escapamentos alterados. Na ação, popularmente conhecida como “rolezinhos”, um grupo de motociclistas se junta para promoverem manobras perigosas, causando poluição sonora em ambientes urbanos. 
Em dezembro de 2024, dr. Nelson oficiou a Polícia Militar, solicitando informações de Boletins de Ocorrência da PM nas proximidades do Terminal Rodoviário, um dos locais favoritos dos adeptos aos “rolezinhos”. O Setor de Trânsito, também por recomendação do MP, alterou as regras da Avenida Francisco Munhoz Cegarra, nas proximidades da rodoviária, instituindo a proibição de “parar” e “estacionar” na via, em ambos os sentidos (centro-bairro e bairro-centro).