Bariri declina a pior classificação da região em ranking que aponta eficiência dos municípios em saúde, educação e saneamento

Bariri declina a pior classificação da região em ranking que aponta eficiência dos municípios em saúde, educação e saneamento

A Folha de SP lançou uma ferramenta inédita que mede quais prefeituras do Brasil são capazes de entregar mais serviços básicos à população, utilizando menos recursos financeiros. A pesquisa é realizada em parceria com o Datafolha.
Intitulada “Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha” (REM-F), o levantamento avalia o atendimento das prefeituras em três áreas: Saúde; Educação; e Saneamento.  O fator determinante para o cálculo de eficiência na gestão é a receita per capita de cada cidade. Quanto mais serviços prestados com menos receita, maior a eficiência. O levantamento abrange 5.276 municípios brasileiros, visto que, em 292 cidades, não havia informações consistentes para análise.
Botucatu lidera o ranking e foi classificada como a cidade mais eficiente do Brasil, entre as prefeituras que oferecem mais atendimento em saúde, educação e saneamento à população, usando menor volume de recursos. O segundo colocado no ranking da Folha é o município de Belo Horizonte-MG, líder entre as capitais. O “pódio” fecha com Vitória-ES, na terceira colocação. O top 10 do ranking nacional segue com: Volta Redonda-RJ; Tubarão-SC; Catanduva-SP; Fernandópolis-SP; Maringá-PR; Florianópolis-SC; e Ribeirão Preto-SP, na décima colocação. 
Na microrregião de Bauru, o destaque vai para Agudos, Boraceia e Pederneiras. Em relação a área de cobertura do Jornal Noticiantes, Bariri amarga a última colocação no ranking. A conclusão é que o município de 32 mil habitantes, governado por Fernando Foloni (MDB), é a pior cidade da região em eficiência. 

Acompanhe abaixo a classificação dos municípios da nossa área de cobertura no ranking: