Baririense é destaque em livro do Programa Jovem Senador: redação de Camila Folieni foi eleita a melhor do Estado de São Paulo

Baririense é destaque em livro do Programa Jovem Senador: redação de Camila Folieni foi eleita a melhor do Estado de São Paulo
Baririense é destaque em livro do Programa Jovem Senador: redação de Camila Folieni foi eleita a melhor do Estado de São Paulo

A estudante baririense Camila Folieni, 21 anos, recebeu elogios e congratulações na Câmara Municipal de Bariri nesta semana. A jovem presenteou os vereadores com exemplares da edição 2019 do livro publicado pelo Programa Jovem Senador: “Redações vencedoras. Tema: Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil”. O programa é uma iniciativa do Governo Federal, que seleciona as melhores redações de estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais do Brasil.
Filha do vereador (suplente) Evandro Folieni (PP), do qual ela afirma tirar sua fonte de inspiração, Camila participou do programa há cinco anos, quando sua redação intitulada “Cidadãos participativos, direitos ativos”, a colocou entre os 27 competidores da competição nacional. Camila detém o título de melhor redação do Estado de São Paulo no ano em questão.
Segundo a jovem, por conta da pandemia, a publicação do livro com as redações premiadas da edição 2019 do programa atrasou, só sendo finalizada agora, em 2024. Ao vencer a competição estadual, a então estudante da Escola Estadual Professora Idalina Vianna Ferro, viajou a Brasília, acompanhada da professora Rúbia Carla Ribeiro de Lima, para participar da programação do Jovem Senador. 

“Eu tinha 17 anos e estava cursando o 3º colégio na escola Idalina. Minha professora de geografia, Rúbia, apresentou a proposta do concurso de redação para os alunos, pois, aos seus olhos seria uma ótima oportunidade para nós aprendermos um pouco mais sobre o tema, no qual se tratava de orçamento público. Com isso, minha professora juntamente com a direção, decidiram que minha redação representaria a escola Idalina na fase regional. Por conseguinte, na fase regional, minha redação ficou em 1° lugar e foi direcionada para fase final, a estadual. Novamente, nesta fase, minha redação foi a que venceu em 1º lugar dentre 100 mil redações e portanto, fui escolhida para representar o estado de São Paulo em Brasília, no programa Jovem Senador”, conta a estudante.


A agenda da baririense no Distrito Federal foi cheia de atividades, mas o destaque fica para o dia 29 de novembro de 2019, quando Camila discursou na tribuna do Senado Federal, para o Brasil inteiro, através da transmissão ao vivo pela TV Senado.

“Durante a semana em Brasília, fomos divididos em comissões e tivemos que desenvolver uma sugestão legislativa e posteriormente houve votação em plenário, como ocorre com os senadores. O programa Jovem Senador é uma oportunidade única para os jovens vivenciarem de maneira real e clara o funcionamento do Poder Legislativo brasileiro, as atividades desenvolvidas em Brasília são dotadas de extrema seriedade e importância. Cito como exemplo: a sugestão legislativa desenvolvida pela comissão em que fiz parte, recentemente em abril deste ano foi transformada em Projeto de Lei do Senado (1418/2024) e pode, em um futuro próximo, se tornar lei. Dessa forma, hoje, após alguns anos, ainda vejo o quão relevante e fundamental foi o Programa Jovem Senador em minha vida. Após a semana em Brasília, decidi realmente qual área iria cursar”.


Atualmente, Camila cursa o último semestre da faculdade de Direito do Instituto Toledo de Ensino (ITE) Bauru. Ela lembra com carinho da experiência e conclui que, participar do programa Jovem Senador, foi algo que transformou sua vida.

“Receber os livros da edição do programa em que fiz parte é algo que me faz sentir orgulho e saudade daquela semana de grandes aprendizados. Além disso, sinto gratidão por a professora Rubia ter apresentado esse projeto e confiado que eu chegaria tão longe com a minha redação, se não fosse o seu interesse em fazer o diferencial para os alunos, eu não teria vivido esta experiência ímpar. Por isso, desejo que os professores insistam e persistam para que os alunos façam concursos; eles podem mudar a vida – assim como mudou a minha”, finaliza.