Baririenses questionam valor da conta de água e esgoto de janeiro um mês após aumento de mais de 30% na tarifa do Saemba

Baririenses questionam valor da conta de água e esgoto de janeiro um mês após aumento de mais de 30% na tarifa do Saemba

Uma chuva de reclamações sobre a conta de água e esgoto emitida em janeiro tomou as redes sociais de Bariri nesta semana: munícipes se assustaram com o valor da tarifa emitida pelo Serviço de Água e Esgoto do Município de Bariri (Saemba). 
Uma das publicações que mais chamou a atenção foi realizada por um morador da rua Salvador de Alice, no Jardim Santa Helena: ele recebeu uma fatura no valor R$ 4.485,09 (quatro mil, quatrocentos e oitenta e cinco reais e nove centavos). “Olha quanto veio de água para mim”, publicou o munícipe nas redes sociais. Nos comentários da mesma publicação, outro baririense publicou uma conta no valor de R$ 1.126,52. 
“Misericórdia! Que judiação da população. Os ratos fizeram a festa no Saemba, deixando uma dívida bombástica e, agora, quem tem que repor esse dinheiro que foi saqueado do Saemba é a população. Quem foi o golpista que deixou a bomba no Saemba? Ter que ir atrás dele e fazer ele arcar com essa safadeza”, indignou-se uma internauta.
No final de novembro de 2023, a população de Bariri foi pega de surpresa com um decreto publicado pelo prefeito Luis Fernando Foloni no diário oficial. Atendendo a um pedido autarquia, até então comandada pelo superintendente Eder Cassiola, Foloni reajustou o valor da tarifa em 31,3% para 2024. Ou seja, a taxa mínima foi alterada de R$ 20,64 (valor antigo) para R$ 27,10 a partir deste ano. 
O reajuste decretado em um cenário no qual o Saemba enfrenta uma grave crise financeira, recebeu uma chuva de críticas; muitos baririenses associaram o aumento da tarifa como justificativa para o pagamento da dívida milionária da autarquia junto a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), uma pendência superior a R$ 1,5 milhão.
O aumento foi o último ato de Eder Cassiola, que pediu exoneração do cargo ao final do ano passado. Ele foi substituído por Oscar Naufal, que assumiu a superintendência da autarquia no primeiro dia útil do ano. 

O que diz o Saemba?

Por telefone, o superintendente Oscar Naufal disse à nossa reportagem que reclamações sobre valores na conta de água e esgoto são muito comuns no início do ano. 
Segundo Naufal, a temporada de férias de verão (dezembro / janeiro) impacta o aumento do consumo de água nas residências em relação a outros meses. A onda de calor que atingiu a região também foi uma justificativa apresentada pelo superintendente, uma vez que, em meio às altas temperaturas, é comum que as pessoas aumentem o número diário de banhos.
Em relação a conta do morador do Santa Helena (no valor de R$ 4.485,09), Oscar Naufal afirmou que o Saemba já havia realizado diversas notificações ao munícipe, pois técnicos da autarquia notaram a divergência já no momento da leitura do hidrômetro. As tentativas de contato, no entanto, não obtiveram retorno. 
De acordo com o superintendente, trata-se de um imóvel desocupado. Por conta disso, a possibilidade é que tenha ocorrido algum vazamento ou, até mesmo, a ação de vândalos, que costumam invadir casas desocupadas para abrir torneiras entre outros atos criminosos.
Por fim, a autarquia orienta ao cidadão que receber uma fatura cujo valor estiver acima do esperado, não realizar o pagamento sem antes procurar o Saemba para solicitar a revisão. Os servidores responsáveis pelo serviço (Vivian, Renato e Eliza) atendem a população no escritório localizado na Rua 7 de Setembro, nº. 1043, centro. Mais informações no telefone (14) 3662-9413.