“Educando o Pensamento”

“Educando o Pensamento”

Para a época em que vivemos, educar o Pensamento poderá ser uma boa recomendação! O Pensamento poderá ser um grande aliado quando uma pessoa perceber a importância de um Pensamento educado. Isso, pode de imediato parecer estranho, mas se for considerado, que as pessoas desde muito tenramente passam por processos educativos no âmbito pessoal como também social, é fato que o Pensamento por não se tratar de algo sensitivo, mas “escondido”, poderá parecer não ser possível educá-lo como se educa nos compromissos para a convivência em sociedade. E alguns poderão pensar: já tenho que fazer manobras imensas em pequenas éticas – etiqueta – para viver em sociedade, pois é urbanidade pra cá e pra lá e ainda ter que educar o Pensamento? Se uma pessoa abandonar o Pensamento, poderá torná-lo “malcriado”, inconveniente etc.

Um Pensamento quando não educado poderá trazer problemas, informando a pessoa de coisas que não são pertinentes, quando esta estiver em dificuldades. Quantas vezes uma pessoa está por resolver um embaraço e, de repente, o Pensamento vai, não se sabe onde, buscar argumentos que não poucas vezes são contraproducentes a ela, causando danos. Como seria? É simples de detectar, pois subitamente o Pensamento aciona um: “não vai ter jeito!”; “não há saída para isso!”; “complicou!”... Em seguida um calor que vem acelerando a frequência cardíaca; sudorese; dores no estômago; insônia etc.

Pois bem, observe em você que lê este artigo: Das muitas vezes em que seu Pensamento não foi “educado” com você, ameaçando-o (a), quantas dessas ameaças se efetivaram? É curioso notar que a vida manteve a caminhada e as coisas foram sendo resolvidas e todo aquele estardalhaço que o Pensamento queria promover, não ocorreu, pois neste sentido, poder-se-ia dizer, que o Pensamento falhou, errou. O fato de o Pensamento formular uma sentença não significa que assim será, pois há outras coisas que habitam nossa existência, pois o Pensamento não é a totalidade do que somos, mas apenas uma partezinha.

Seja considerado, que um Pensamento quando educado, poderá ser de grande valia nos movimentos existenciais de uma pessoa. Alguns exemplos:

 - Poderá o Pensamento ser um amigo que orientará, quando falar ou quando se calar, se for considerado o momento de Interseção com outras pessoas, pois uma boa localização existencial, poderá fazer diferença nos processos de “dialogação”. Se o Pensamento estiver educado para a mobilidade, para as “vias de mão dupla”, na qual a pessoa, em alguns momentos terá como referência ela mesma, ou seja, se ocupará de si e, em outros momentos o referencial será o parecer de outras pessoas, pois se ocupará do outro se considerar o outro como ponto referencial. Um Pensamento assim poderá contribuir.

- Um Pensamento educado poderá contribuir no discernimento de quando realizar algo ou deixar de lado. Nem sempre, após uma pessoa iniciar um encaminhamento existencial, significa que terá que levar a cabo tal jornada, pois no caminho é possível, se atenta, a pessoa poderá perceber que mudou de ideia. Sem contar que, um Pensamento educado, poderá indicar que nem sempre se faz necessário projetar e que, de repente, naquele momento, o caminho estabelecido por outras pessoas é que será a melhor opção.

- Um Pensamento educado poderá auxiliar nas Divisões, nas distinções, ou seja, quando é isso ou aquilo; até onde ir ou parar. Não são poucas as ocorrências em que uma pessoa não distingue até onde pode ir, pois perde a orientação dos limites naturais que a envolve num processo de Interseção. Ao ocorrer tal movimento, poderá a pessoa, pelo fato de não distinguir as partes, se pôr em confusão por várias vias. Exemplificando: se o que está sendo pensado pela pessoa for denso e ao ser observada por partes tal composição, poderá ficar mais suave o processo. Se uma pessoa em Interseção com outra ter um modo de pensar que não separa as coisas e se a pessoa com que está a conversar, for Inversiva, ao perceber que a pessoa não separa a coisas, que não observa os limites, vir a se sentir desrespeitada, vir a se sentir invadida e achar a outra intrusiva.

- Considerando um modo de pensar que é caracterizado pelas Axiologias, poderá facilitar, se uma pessoa entender que algo para outra pessoa está revestido de fortes valores e que respeitá-los se faz necessário. Exemplo: subjetivamente falando, algumas pessoas poderão valorizar mais a atividade profissional do que outras. Poderão valorizar mais uma relação de amizade com determinadas pessoas e menos com outras, sobretudo se estiverem distantes. Portanto, um Pensamento educado poderá entender melhor que os valores serão construídos nas pessoas por critérios, na maioria das vezes, únicos. Alguns valores só serão para a própria pessoa. Só serão atribuídos por ela e mais ninguém.

Por fim, há muitas formas de educar o Pensamento, contudo, não serão listadas aqui, pois as pessoas pensam e associam os dados de maneira bem distinta e qualquer orientação universal não versaria em prudência. Sendo assim, apenas uma sugestão ou recomendação e esta já assinalada no início do texto: seria muito interessante a pessoa buscar educar o Pensamento, sobretudo, nos atuais dias. O que foi tratado acima está composto apenas de algumas dicas.