Eleições 2024: Dezesseis servidores públicos de Bariri são afastados do cargo para disputarem cargos eleitorais

Eleições 2024: Dezesseis servidores públicos de Bariri são afastados do cargo para disputarem cargos eleitorais

Conforme publicação do Diário Oficial de Bariri da última sexta-feira (05), dezesseis servidores públicos de diversos cargos foram afastados temporariamente de suas funções na Prefeitura Municipal de Bariri, para disputarem as Eleições 2024, marcadas para o dia 06 de outubro. 
Segundo apurado pela reportagem do Noticiantes, neste ano, o número de servidores na disputa eleitoral dobrou: em 2020, apenas oito servidores foram afastados. Chamado de Desincompatibilização Eleitoral, o processo busca impedir que o servidor, no uso do cargo, função ou emprego público, utilize a administração pública em benefício próprio. O princípio da desincompatibilização pretende evitar, dessa forma, que haja abuso de poder econômico ou político nas eleições por meio do uso da estrutura e recursos aos quais o servidor tem acesso.
Segundo a legislação eleitoral, o servidor tem direito a afastamento remunerado para participar da campanha eleitoral como candidato. Durante esse período de afastamento, que vai até a véspera da eleição, o servidor receberá seu salário integral, exceto os auxílios alimentação e transporte. No entanto, as vantagens funcionais, como promoções, progressões, etc, ficarão suspensas durante esse afastamento.

Da lista de servidores afastados, 05 pertentem ao grupo político encabeçado por AIRTON PEGORARO (AVANTE). São eles: o próprio Airton Pegoraro (médico veterinário); Gilson de Souza Carvalho (agente da construção e manutenção); Luisa Helena Collombaro Telles (auxiliar de desenvolvimento infantil); Myrella Soares da Silva (agente administrativa); e Wellington Pollonio Bof “Parraguinha” (bombeiro municipal).


O grupo encabeçado por EDCARLOS SANTOS (PP) possui 08 servidores afastados: Aline Mazo Prearo (professora de educação básica); Andresa Gisele Barrateli Moraro (auxiliar de desenvolvimento infantil); Angelita Sanchez Amaral (auxiliar de enfermagem); Cristiane da Silva Reis Pultrini (conselheira tutelar); Maria Aparecida de Lima (auxiliar da manutenção); Marlene Bollini Tessarolli (oficial administrativa); Osvaldo Aparecido de Pauli “Show da Ambulância” (motorista); e Valentina Fátima João Navarro “Valentina da Ambulância” (motorista).


Por fim, o grupo político encabeçado por NETO LEONI (PSD), têm 03 servidoras afastadas: Alessandra Giuliana Cintra; (professora de educação física); Gisela Fernanda de Santis (professora de educação infantil); e Thais Forchetto Gomes (agente administrativa).

 

João de Barros substitui Cris Pultrini no Conselho Tutelar

Na mesma edição do Diário Oficial, o suplente João de Barros Neto, foi nomeado interinamente como membro titular do Conselho Tutelar, em substituição a Cristiane da Silva Reis Pultrini, que concorrerá ao cargo de vereadora pelo Solidariedade nas Eleições 2024.
No processo eleitoral do Conselho Tutelar ocorrido em outubro do ano passado, João de Barros obteve 116 votos, ficando em sexto lugar. Como primeiro suplente, ele assume o cargo no período de 06 de julho a 06 de outubro de 2024, conforme prevê a Lei Eleitoral.