ENTREVISTA DA SEMANA: Léo Oliveira

ENTREVISTA DA SEMANA: Léo Oliveira

Noticiantes: Como estão os preparativos para a tradicional Festa do Peão de Boraceia? Quais são as atrações confirmadas? 

Léo Oliveira: Estamos correndo, estamos trabalhando bem para que fique tudo em ordem para nossa 32º Festa do Peão tão esperada. Estamos acertando todos os detalhes para que seja uma festa bem-feita, de qualidade, para todos mundo que vier nos visitar. São muitos detalhes; mas estamos fazendo tudo certo, dentro do que manda a lei, com as licitações, com o máximo de respeito ao público, para que tenhamos uma festa muito boa e de grande valia. A Festa do Peão acontecerá de 11 a 14 de maio. Na quinta-feira, tem Lucas Akira e Fábio; na sexta-feira, tem César Menoti e Fabiano; no sábado Mayke e Lian; e encerrando a festa, no domingo, tem Baile do Morcego, com DJ Morcego e Derick e Luciano.

Noticiantes: O rodeio de Boraceia atrai o público de toda a região. Aproximadamente quantos turistas visitaram a cidade na última edição, e qual é a expectativa para esse ano?

Léo Oliveira: Olha, a gente está trabalhando na espera de um grande público, que com certeza virá até Boraceia. Uma que nossa festa é muito esperada por toda região – tanto que no logo deste ano, colocamos “A Mais Esperada!”. Em segundo lugar, é uma festa de portas abertas,  com entrada franca todos os dias. Só na sexta e no sábado teremos a “entrada solidária” que é a troco do de alimento. Mas a expectativa é muito grande; esperamos um público total, nas quatro noites, de mais de 30 mil pessoas (cerca de 8 mil pessoas por noite). Que todos venham para fazer uma grande festa com a gente aqui! Esperamos que seja uma festa de muito sucesso e que todo mundo aproveite cada detalhe.

Noticiantes: Geralmente, a Festa do Peão em Boraceia também tem viés social com arrecadação de alimentos. Esta ação também acontecerá este ano? Como vai funcionar a entrada social?

Léo Oliveira: Sim, esse ano novamente optamos pela a arrecadação de alimentos, foi uma maneira que a gente encontrou de ajudar as entidades não só de Boraceia, mas da nossa região também.  Esse ano, vamos ter a entrada solidária, na sexta-feira (no show do César Menotti e Fabiano) e no sábado (no show do Mayke e Lyan). A entrada solidária é troca de alimentos pelo passaporte da festa. Vamos trocar por cinco tipos de alimentos em cada ponto de troca nas cidades da região. Serão pontos estratégicos, que a pessoa vai até o local onde ela troca o alimento pelo convite, para poder entrar na nossa festa do peão. Esse alimento vai ficar para as entidades da cidade. Onde for trocado o alimento, por exemplo, os pontos de troca de Bariri, vão destinar os alimentos arrecadados para entidades da cidade que eles escolherem. Dessa forma, além de fazer uma das melhores festas da região, vamos poder ajudar um pouco cada entidade.

Noticiantes: Como será realizada a escolha da Rainha do Rodeio? Quantas meninas se inscreveram para o concurso até agora e qual será a premiação?

Léo Oliveira: As inscrições do concurso para escolha da Rainha do Rodeio já se encerraram; tivemos 11 participantes, um público legal. As participantes se apresentar agora nesse final de semana. Haverá show com a apresentação das candidatas; não é a escolha, é a apresentação das onze no centro da cidade – através um projeto que estamos fazendo já a algum tempo, que leva apresentações musicais para todos os cantos da cidade, em pontos onde temos comércio, como uma forma de diversão e entretenimento. Dessa vez, vai ser no centro.  Elas vão se apresentar ao público, para que todos possam conhecer quem são as nossas candidatas à rainha. No dia 22 de abril, vamos ter o Baile da Rainha, onde aí sim, vamos fazer a escolha da Rainha, Princesa e Madrinha da 32º Festa do Peão, com desfile, jurados convidados. Neste evento vamos conhecer a realeza do nosso rodeio. O baile vai acontecer no que Centro de Eventos (Barretinho) e terá entrada gratuita. 

Noticiantes: Haverá mudanças ou novidades na estruturação do Centro de Eventos Barretinho para o Rodeio deste ano?

Léo Oliveira: Neste ano, estamos preparando muita coisa legal, muita novidade... tem muita coisa ainda que a gente precisa acertar, vários detalhes, há pouco mais de um mês para o início da nossa festa. Estamos focando nos detalhes, para que que a gente possa fazer uma festa grande, bonita, a melhor de todos as edições anteriores.  Estamos preparando nosso recinto, realizando as melhorias e retoques necessários. Nosso recinto, que já é bem estruturado para que a gente possa fazer uma baita Festa do Peão! Estamos limpando e fazendo todas as manutenções para nosso Centro de Eventos Barretinho ficar um show!

Noticiantes: Fale sobre outras atividades paralelas à Festa do Peão, como a tradicional Cavalgada.

Léo Oliveira: A nossa Cavalgada Rural como é tradicional, vai acontecer dia 16 de abril, com saída às 9 horas, em frente ao Recinto (Barretinho). Vamos andar um trajeto de mais ou menos 6 a 7 quilômetros de estrada de terra. Vamos até a fazenda do Cláudio Pacheco, onde haverá almoço. Teremos show ao vivo com Anízio e Paulo Vitor e, quem for a cavalo, não paga o almoço (como é tradição aqui em Boraceia). Quem for visitar e quiser almoçar também, vai custar R$ 20,00. O almoço vai ser churrasco, arroz temperado, vinagrete e farofa. A gente vai ter muita atração lá; vai ser um dia tranquilo em uma baita fazenda bonita. Contamos com todo para nossa cavalgada!

Noticiantes: Todos os anos, quando se fala em Festa do Peão, algumas pessoas levantam a questão da “crueldade animal”. O que você pensa em relação a esse tipo de crítica?

Léo Oliveira: Sobre a questão de crueldade animal, é uma pena quando algumas pessoas tocam nesse assunto. As pessoas não são bem informadas a respeito de Festa do Peão, porque hoje em dia, as festas são realizadas dentro lei. É tudo legalizado; temos um médico veterinário que acompanha todo o processo dos animais, o tratamento dos animais. Por exemplo, hoje, um boi de pulo (que é a forma que falamos dos touros de rodeio). São tratados como uma pessoa da família, tem seu próprio transporte, caminhão emborrachado, tem médico veterinário 24 horas, uma alimentação balanceada, enfim... são procedimentos que estão dentro da lei. É necessário seguir tudo isso, caso contrário a festa nem acontece. Hoje, tudo está dentro do que a lei manda; ninguém quer prejudicar um animal ou cometer maus-tratos.