Entrevista: Thiago Paleari fala sobre o 1º Campeonato de Skate de Itapuí

Entrevista: Thiago Paleari fala sobre o 1º Campeonato de Skate de Itapuí
Entrevista: Thiago Paleari fala sobre o 1º Campeonato de Skate de Itapuí

Nome completo: Thiago Paleari Venial

Idade: 32 anos

Naturalidade: Dourados-MS

Formação acadêmica: Formado em Relações Públicas (Unisagrado). MBA em Gestão Estratégica de Mercado (ESPM-SP). Professor de Skate pela Federação Paulista de Skate (FPS)

Função: Diretor da A+ assessoria. Presidente da Escolinha de Skate de Bariri. Professor de Skate de Itapuí

 

Noticiantes: Como o interesse pelo skate surgiu em sua vida? Quando começou a praticar o esporte?

Thiago: O skate surgiu na minha vida quando mudei para Bariri, em 2002. Vi três skatistas andando na Praça da COEBA e fiquei maluco (risos). No mesmo dia, pedi dinheiro para minha mãe para comprar o meu primeiro skate e comecei a andar. Por alguns anos levei bem à sério: participava de campeonatos por todo o Estado de São Paulo, fazia vídeos e sonhava em ser um profissional. Não consegui! Aí, veio outras obrigações, como os estudos e o emprego e o skate se tornou um hobby, mas – de fato - o skate sempre fez parte da minha vida. 

 

Noticiantes: Neste domingo, haverá o 1º Campeonato de Skate de Itapuí. Fale sobre a programação e expectativa para o evento.

Thiago: Vale lembrar que Itapuí já realizou outras competições, mas este é o 1º Campeonato de Skate focado para os alunos e alunos do projeto “Formando Mais que Atletas”, que é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Itapuí. As expectativas são as melhores. A diretoria de Esporte e de Cultura estão dando total apoio, portanto, teremos inscrições gratuitas, café da manhã para todos os skatistas; teremos som ao vivo com a banda D’Maori e participação do rapper de Jaú, Petrilli. Será um domingo de muito skate, música e vibe boa.

 

Noticiantes: Há quanto tempo o Skate foi implantado em Itapuí através da Diretoria de Esportes? Quantos alunos em média participam das aulas?

Thiago: Precisamente, as aulas iniciaram no dia 25 de agosto de 2022, portanto, estamos há quase um ano com a modalidade em Itapuí. A cada mês que passa é nítido a evolução das crianças. A prefeitura disponibiliza os skates. As aulas são gratuitas, as quintas-feiras em três horários: 9h às 10h; 16h às 18h e das 18h às 20h. Temos, em média, 40 alunos por dia.

 

Noticiantes: Sabemos que, além da prática, também é fundamental que os futuros skatistas aprendam a parte teórica do esporte. Como você equilibra isso nas aulas e quais são os ensinamentos fundamentais?

Thiago: Sim, como o próprio nome do projeto diz, buscamos “formar mais que atletas”. O esporte, independente da modalidade, é uma ótima ferramenta de ensino. Portanto, procuramos mesclar a teoria com a prática, explicando onde o skate nasceu, e a evolução do skate até os dias de hoje. A partir daí, conseguimos introduzir algumas palavras em inglês, conhecimentos de História e Geografia, mas sempre contextualizando a partir do skate. Procuramos, também, passar os valores que o skate carrega como: saber cair e levantar, não competir diretamente com o outro, mas sim consigo mesmo, relacionamento interpessoal e tantos outros que não servem, somente, para o skate, mas sim para a vida.

 

Noticiantes: Em Bariri, você foi o fundador do projeto social Associação Escolinha de Skate de Bariri. Do início do projeto para cá, quais foram os principais desafios e destaques da iniciativa filantrópica?

Thiago: Modéstia à parte, a Escolinha de Skate de Bariri conseguiu muitos feitos e benfeitorias. Reformamos a pista, conseguimos levar uma médica na Pista de Skate para atender gratuitamente os alunos e alunas do projeto; firmamos um convênio odontológico para as crianças; temos um cabelereiro à disposição. Há alguns meses, iniciamos aulas de basquete. Em parceria com o Centro de Promoção Social (CPS), oferecemos curso de informática. Levamos as crianças conhecer o Museu Mário Fava. Por intermédio do promotor Dr. Nelson Febraio, levamos as crianças conhecer a Wise Madness, projeto social de skate de Bauru. Fizemos campeonato de skate e muito mais. Tudo isso foi noticiado por todas as mídias da cidade, da região e até do Brasil. Fomos notícia na TV Tem, Jornal da Cidade de Bauru, SBT Central, Record TV e TV Band. Atualmente, o nosso principal desafio é ter a nossa sede, ou seja, nosso próprio espaço para oferecermos o mínimo de dignidade para as crianças, como banheiros e uma sala de aula. Há um trâmite no Executivo para que isso aconteça. Estamos na torcida!

 

Noticiantes: Existem planos para fixar os campeonatos de skate (tanto o de Itapuí, quanto o de Bariri) no calendário oficial de eventos dos respectivos municípios?

Thiago: Ainda não pensei nisso, mas se for de interesse dos municípios, eu topo!  

 

Noticiantes: Recentemente, o Skate de Itapuí foi beneficiado com uma emenda parlamentar da deputada Márcia Lia. Como o recurso deverá ser utilizado na cidade?

Thiago: Sim, a Deputada Márcia Lia enviou R$ 150.000,00 para Itapuí, valor que já está na conta da Prefeitura. A ideia é fazer uma pista de skate ampla e moderna na Prainha da cidade, a fim de valorizar o esporte e o turismo do município.

 

Noticiantes: Qual é a dica de ouro para quem tem vontade de aprender skate, mas tem algum tipo de ressalva?

Thiago: Eu costumo dizer que a força de vontade vence o talento. Se você gosta, tem vontade, vai lá e tente, pergunte para algum amigo, pesquise vídeos na internet, enfim... o mais importante é tentar para realmente saber se gosta ou não. Outra dica: não fique preocupado com manobra ou nível técnico, pois, no skate, o mais importante é se divertir.

 

Noticiantes: Fora a parte esportiva e de competição, o Skate é considerado por muitos um estilo de vida. Você concorda com essa afirmação?

Thiago: Sim, totalmente. O skate é muito mais que um campeonato ou um troféu. É um estilo de vida, uma forma de se expressar, um sentimento, ou, até mesmo, uma terapia. Para cada um, o skate significa uma coisa diferente, mas para todos ele é muito mais que um simples carrinho!

 

Noticiantes: O Noticiantes agradece sua participação e deixa o espaço aberto para suas considerações finais.

Thiago: Agradeço ao Jornal Noticiantes pelo espaço e pelo trabalho jornalístico desenvolvido em toda a nossa região. Agradeço, também, minha família e namorada pela apoio e paciência. Meu muito obrigado aos membros da Associação Escolinha de Skate de Bariri por dividir este sonho comigo e aos amigos da Itapuí pela parceria e profissionalismo.