ESPECIAL BARIRI 132 ANOS: Personalidades que fazem a diferença na vida dos baririenses

ESPECIAL BARIRI 132 ANOS: Personalidades que fazem  a diferença na vida dos baririenses

Wanderlei de Souza (Vandeco), 48 anos: Produtor cultural de cultura negra, fundador, arte-educador e contramestre do grupo de capoeira Nova Geração de Angola, autor, compositor e intérprete de cantigas populares de Capoeira Angola.
“A importância da cultura, para nossa cidade, está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento de nossa comunidade e sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo. A cultura é o que cria a nossa identidade, compõe o nosso sujeito, grupos de pessoas e norteia as próximas gerações. Podemos afirmar que, para criar a cultura, há uma somatória de gostos, hábitos, crenças e outros costumes do próximo. O Projeto Ensino de Arte e Cultura – Capoeira de Angola tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma atividade de ampla participação da população baririense, se desenvolvendo enquanto espaço democrático e participativo da comunidade e um instrumento de ações inovadoras da comunidade baririense, contribuindo para a inclusão social, haja vista seu amplo público-alvo, incentivando a produção coletiva, a promoção da diversidade e o fortalecimento comunitário e das identidades culturais. Sendo assim, são realizadas aulas de capoeira que oportunizam aos alunos a identificação das diferenças e semelhanças entre os conteúdos tratados: o jogo, a dança, a instrumentação, a musicalidade, maculelê, puxada de rede, samba de roda e outros, estabelecendo relações diretas com o cotidiano e os valores socioculturais estabelecidos pela Capoeira Angola.
Desejo a todos um ano cheio de amor e de alegrias, afinal, fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições. Parabéns, Bariri, pelos seus belos 132 anos.”

Thiago Paleari Venial, 31 anos: Assessor de imprensa e fundador da Escolinha de Skate de Bariri (ESB), projeto social que fornece aulas gratuitas para crianças do município.

“A Escolinha de Skate de Bariri busca, através do esporte e da educação, oferecer novos caminhos e oportunidades para as crianças da nossa cidade, principalmente àquelas em situação de vulnerabilidade social. É um desafio e uma responsabilidade grande, mas, ao mesmo tempo, gratificante. Uma troca de experiência enriquecedora. O projeto começou em 2020, quando Bariri tinha 130 anos. Na quinta-feira, dia 16 de junho, a cidade completou 132. Queremos continuar crescendo junto com a cidade. Bariri é muito acolhedora e tem uma população incrível, sempre disposta a ajudar. Viva, Bariri! Viva as coisas boas de Bariri!”

 

André Luiz Moreira, 51 anos: Cabeleireiro e voluntário responsável por arrecadar fundos, junto a empresários e comerciantes locais, para melhorias na Santa Casa de Bariri e para o Lar Amor e Vida.

“Fazer o bem sem olhar a quem. É com essa frase que eu, André Luiz Moreira, vulgo André Cabeleireiro, estive durante 12 meses me doando para a população baririense. Com a força do Espírito Santo, pudemos restaurar duas entidades de nossa cidade e com a força do povo, pois o povo de Bariri é maravilhoso. Nós temos grandes parceiros, grandes pessoas que se abraçam, abraçam a causa e fazem isso ser uma força maior, sem ver raça, credo, política ou cor. Conseguimos ser mais fortes! Neste aniversário de Bariri, vamos todos nos unir para fazermos melhor pelas pessoas, como se estivéssemos cuidando de nós mesmos. Todos juntos venceremos. Parabéns Bariri, pelo seu aniversário, e a toda a população baririense. Vamos fazer cada vez mais!”

 

Carolina Bicudo da Silva, 38 anos: Gerente de projetos, influenciadora digital (@dicasdebariri) e idealizadora do projeto “Família no Lago”, que revitalizou o Lago Municipal de Bariri.

O “Família no Lago” foi idealizado pelo Instagram @dicasdebariri, a fim de mudar um dos lugares mais bonitos da cidade – que era esquecido e frequentado para uso de drogas – e hoje virou um dos pontos mais alegres de Bariri. Foi incrível ver as pessoas se mobilizando para ajudar. Foi maravilhoso ver o resultado; o Lago, hoje, é um lugar frequentado por famílias e pessoas que querem fazer esporte. Hoje, o parquinho é cuidado por todos, gera renda e as famílias tem um lugar para passar horas agradáveis, brincar e fazer piquenique. Mudar a história da cidade foi algo incrível. E não vamos parar por aqui! Sempre penso como melhorar aquele cantinho tão lindo, charmoso e cheio de paz. As pessoas devem ter orgulho de morar em uma cidade tão gostosa e com tanta qualidade de vida. Sou grata em fazer parte dessa cidade e, a cada ano que passar, que possamos comemorar o aniversário dela sempre trazendo coisas boas a essa terrinha que nos acolhe com tanto carinho.”

 

Nelson Batistão Filho, 54 anos: Escr. Téc. Judiciário, Juiz de Paz e idealizador do Projeto “Troco Solidário”, que destina o troco de clientes de supermercados e estabelecimentos comerciais a entidades sociais de Bariri. 

“O Projeto “Troco Solidário” completou dois anos. Tem sua importância em nossa cidade, pois visa ajudar na manutenção dos serviços das entidades e, em especial, na promoção da vida humana e cuidados com os animais. O coração do projeto está nas pessoas que doam suas moedas nos caixas das empresas participantes que têm o sistema de doação informatizado instalado. Os valores arrecadados são transferidos pelas próprias empresas diretamente às entidades, sendo que as mesmas devolvem para a própria cidade em melhorias, benefícios, projetos, atendimentos e cuidados. É um gesto concreto, uma atitude de amor e de solidariedade daqueles que compreendem o sentido da doação e da partilha. Com pouco se faz muito e, em vista disso, você não pode ficar de fora e deixar de doar o seu troco em moedas. Estamos fazendo juntos a diferença! Gratidão a todos! Slogan do projeto: “Uma moeda, um gesto, uma vida transformada”. Quero homenagear Bariri. Parabéns, minha cidade! Quero externar a todas as pessoas o anseio ao bem e o desejo de que tenhamos fé, esperança e caridade, amando a Deus, a si mesmo e ao próximo.”

 

Paulo Cesar de Campos (Paulada), 40 anos: Idealizador, voluntário e professor do Projeto Arrudão, que ensina futebol para crianças e adolescentes baririenses.

“O Projeto Arrudão surgiu como resultado da observação da necessidade de desenvolver atividades esportivas com crianças e adolescentes, que residem nos altos da cidade, com o objetivo de ocupar o tempo livre deles com atividades saudáveis. O futebol tem conquistado muitas crianças que se dedicam com muito empenho, atraindo a atenção de olheiros que vêm aqui em busca de destaques. O projeto é desenvolvido por um grupo de pessoas, que de forma voluntária, contribui com seu funcionamento.  O resultado da ação conjunta de muitos tem sido ver crianças e adolescentes vivendo de forma saudável e aprendendo valores da vida. Hoje, são 150 pessoas que se beneficiam diretamente das atividades do Projeto Arrudão e, de forma indireta, esse número se multiplica quando consideramos os pais e demais familiares que sabem o quanto seus filhos estão sendo valorizados e bem orientados. Desejamos parabéns à nossa querida Bariri pelos seus 132 anos e que o futuro seja marcado por progresso e prosperidade. Associação Esporte Clube Arrudão agradece a todos, juntos somos mais fortes!”

 

Noemi Rodrigues Bof, 34 anos: Produtora cultural e fundadora da Ativaz Produções Artísticas que, através do projeto EduCarte, ensina técnicas de artesanato e geração de renda para mulheres baririenses.

“O projeto EducArte foi uma conquista da Ativaz Produções através de uma premiação realizada pelo Governo do Estado de São Paulo para promover formação e empoderamento de mulheres e crianças através do artesanato e do design (amarrio, feltro e bordado) em Bariri. Em nossos projetos, buscamos priorizar o alcance do público que possui maior dificuldade no acesso à arte e à cultura, ou por estar em situação de vulnerabilidade social, ou por situações adversas. O EducArte é mais um desses projetos. Demos início em nossas atividades na Apae de Bariri, uma instituição incrível que recebeu o projeto de braços abertos e na qual somos profundos admiradores e apaixonados pelo trabalho desempenhado ali. Hoje estamos atuando principalmente no Espaço Amigo 2 e na Casa da Mulher, dois programas que merecem também o enaltecimento pelo cuidado e atenção a quem necessita. Nos programas contamos com as nossas queridas arte-educadoras Maria Jacó e Paula Marassatti, que ensinam com toda a dedicação e amor, a arte dos nós, da costura e do bordar, e que vem desempenhando um trabalho que está fazendo toda a diferença no segmento sociocultural. Através do projeto, também conseguimos o material para a execução das oficinas com o Setor Social, com direito a kit presente no final do curso para as mulheres, o que foi uma grande vitória, visto que a cidade não promovia qualquer formação gratuita no segmento há anos. Através de todas as parcerias, e pessoas que nos ajudaram nas ações (porque não faço nada sozinha rs), teremos formado quase 150 pessoas, entre mulheres, crianças e pessoas com necessidades especiais de Bariri. Todo o nosso esforço aqui, é transformar vidas através dos benefícios sociais múltiplos que o artesanato e o design possuem. Se apresentam como agentes de transformação social e de geração de renda, além de meio de expressão e preservação das culturas locais, modelo de valorização de pessoas e comunidades, estilo de vida, alternativa sustentável de consumo, dentre outros. Na infância, por exemplo, o artesanato ainda aparece como uma das ferramentas que mais beneficiam no desenvolvimento das crianças. Concentração, disciplina e criatividade são algumas das consequências desse aprimoramento do lado artístico dos pequenos e ajudam, não só na escola, mas também na vida em sociedade. Já para pessoas com deficiência, é possível estimular a percepção visual e tátil através da escolha e do manuseio dos materiais, além da intuição, da imaginação e da reflexão. O artesanato é uma das importantes manifestações culturais presentes em nossa região e, por isso, buscamos valorizá-lo e difundi-lo para toda a comunidade, realizando parcerias que precisam ser estimuladas, tanto através do poder público quanto pelo setor privado. Por isso, buscamos incansavelmente promover a arte e a cultura de Bariri e região, tendo como ferramenta o empreendedorismo social e cultural, para transformar e melhorar a vida de quem mais precisa, tornando assim um lugar melhor para todos. Nesta data tão especial para Bariri, meu lar, onde constituí minha família, deixo aqui minha homenagem a este lugar que carrega tanta história, tradição e encantos. Lugar de talentos, de identidade, de uma cultura única e preciosa! Parabéns, minha querida Bariri!”