Entrevista da semana: Vereador Luiz Maurílio Moretti

Entrevista da semana: Vereador Luiz Maurílio Moretti

Noticiantes: Quando e por que você começou a se interessar pela vida pública?

Moretti: Sempre gostei de acompanhar os assuntos relativos à política, principalmente do Município. Mas a vontade de entrar para a vida pública surgiu há cerca de oito anos, por não me conformar com a maneira como a nossa cidade era governada e como parte da mídia distorcia os acontecimentos. Senti a necessidade de estar presente, acompanhando pessoalmente e tentando trazer à tona a realidade, fazer algo diferente.

Noticiantes: Há quanto tempo atua como vereador em Jaú? 

Moretti: Estou no meu segundo mandato. Fui eleito em 2017 e reeleito em 2020. Importante salientar que fui o único vereador reeleito que dobrou os votos em relação ao primeiro mandato! 

Noticiantes: Em sua trajetória política no legislativo jauense, destaque alguns projetos de leis mais relevantes de sua autoria.

Moretti: A minha atuação como vereador tem como foco principal a fiscalização dos atos do Executivo – que é também uma das funções do vereador, juntamente com a propositura de leis. Assim, venho atuando desde o primeiro dia do meu mandato. Inclusive, dois importantes projetos de minha autoria também estão relacionados a essa questão:

•    Redução do tempo de resposta dos requerimentos apresentados pelos Vereadores, de 30 para 20 dias, visando maior agilidade e eficiência na fiscalização e solução de problemas.
•    Alteração no Regimento Interno da Câmara Municipal e Código de Ética e Decoro Parlamentar, possibilitando a penalização, se necessário, do vereador que for omisso ou desidioso no cumprimento de obrigações assumidas no âmbito das Comissões permanentes e temporárias.

Outro projeto interessante de minha autoria, já aprovado, diz respeito a Procuradoria Especial da Mulher junto à Câmara Municipal de Jaú: 

•    Alteração na Procuradoria Especial da Mulher, sendo que, excepcionalmente, se não houver vereadora, qualquer vereador poderá ser constituído como Procurador Especial da Mulher por um período de 1 (um) ano, não sendo permitida a recondução na mesma legislatura, dando assim oportunidade de conhecimento e atuação a mais vereadores

Gostaria de salientar que eu vejo muitos projetos de lei desnecessários, sendo apresentados apenas com intenção eleitoreira. Eu acredito que as leis devem ser bem elaboradas e úteis, porque de nada adianta propor uma lei que não terá efetividade caso seja aprovada.

Noticiantes: Nas sessões ordinárias, você sempre costuma lembrar falhas da administração Rafael Agostini / Sigefredo Griso ao usar a tribuna. Em sua opinião, quais foram os problemas mais graves gerados para Jaú durante os 8 anos de comando da gestão anterior? 

Moretti: A gestão Rafael Agostini prestou um desserviço para nossa cidade. Durante toda a gestão, tivemos sérios problemas como falta de medicamentos e de médicos especialistas, falta de merenda, a cidade toda cheia de buracos, frota sucateada, inclusive a do SAMU, etc. Isso sem falar no descaso com os bens públicos, como o ginásio de esportes, a piscina municipal, o teatro municipal, que foi praticamente destruído... Alguns casos eu até acionei o Ministério Público e a Polícia Civil. Infelizmente, ainda estamos vivendo os reflexos daquela má administração.


Noticiantes: Comente sobre a CEI das hortas municipais aberta na última sessão. 

Moretti: Após requerimento que fiz, questionando o número de hortas municipais e os valores arrecadados anualmente, verifiquei que houve uma grande diferença na arrecadação anual como, por exemplo, a arrecadação de 2020, na ordem de R$29 mil,  enquanto que, em 2021, primeiro ano do mandato atual, foram arrecadados R$ 110 mil. E nem se cogite falar de pandemia, porque vivemos essa situação excepcional durante esses dois anos. Então, há algo estranho, que merece ser apurado. 

Noticiantes: Fale sobre sua atuação à frente da Procuradoria Especial da Mulher. Quais são as principais conquistas e demandas do setor? 

Moretti: Acredito que maior conquista foi descaracterizar o uso para fins de autopromoção política. A Procuradoria Especial da Mulher, juntamente com a Casa da Mulher Jauense, procura identificar e atender as demandas da cidade. Hoje, há uma parceria forte e sólida com 27º Batalhão de Polícia, onde existe um sistema de ALERTA que a mulher, em situação de vulnerabilidade e com medidas protetivas, pode acionar caso se sinta em uma situação de perigo ou acuação. Foram formadas também parcerias com a Unoeste para atendimento de especialidades, onde toda a família daquela mulher vítima de violência é atendida. 

Noticiantes: Como você avalia o governo Ivan Cassaro em Jaú? 

Moretti: Eu acredito que mudanças são sempre bem-vindas, quando a intenção é melhorar algo que não está funcionando bem. Como eu já disse, a administração anterior deixou o município em um estado lamentável. Eu vejo o governo atual com vontade política de transformar essa situação, tentar corrigir os erros do passado. Mas há muito a ser feito. É preciso contar com pessoas que também tenham boa intenção, que sejam honestas e se engajem nesse objetivo. Toda mudança de grupo político gera uma grande instabilidade. Contratos estão sendo revistos. Empresas e pessoas com vínculos com a administração anterior, infelizmente, ainda tentam interferir. Mais uma vez eu insisto, há muito a ser feito. Existem muitas medidas, muitos projetos que estão sendo estudadas, mas primeiramente é preciso colocar “a casa” em ordem e depois partir para a ação.  O governo atual está se mobilizando nesse sentido, inclusive com denúncias junto à Polícia. Vamos aguardar e torcer para que realmente as coisas aconteçam e a cidade possa, finalmente, avançar, progredir, sair dessa estagnação vista nos últimos tempos.

Noticiantes: O Noticiantes agradece sua participação e deixa o espaço aberto para suas considerações finais.

Moretti: Eu agradeço a oportunidade de mostrar um pouco mais do meu trabalho, da minha atuação frente à Câmara Municipal de Jaú. Gostaria mais uma vez de ressaltar a importância da função fiscalizatória do vereador, no sentido de estar presente e acompanhando de perto as medidas tomadas pelo Executivo, de cuidar para que os recursos públicos sejam bem aplicados em serviços públicos de qualidade, sempre voltados para o bem-estar do cidadão. Meu objetivo é contribuir para que nossa cidade seja um lugar agradável para se viver e isso é possível, com a união de esforços, trabalhando com seriedade e honestidade.