Fiscalização mira irregularidades em beneficiários de programas sociais; Jaú tem mais de 2,5 mil famílias com dados divergentes

Fiscalização mira irregularidades em beneficiários de programas sociais; Jaú tem mais de 2,5 mil famílias com dados divergentes

O Governo Federal iniciou processo de fiscalização de todas as famílias beneficiárias dos Programas Sociais do Governo Federal (incluindo o Programa Auxílio Brasil e o BPC/Loas). A comparação dessas informações permite identificar possíveis irregularidades, que deverão ser tratadas por meio da atualização cadastral.

A Averiguação Cadastral consiste na verificação das informações registradas no Cadastro Único a partir de dados de outros registros administrativos do Governo Federal. A comparação dessas informações permite identificar inconsistências, que deverão ser tratadas por meio da atualização cadastral.

Em 2022, o processo de Averiguação Cadastral em Jaú identificou 2.530 famílias com informações registradas no Cadastro Único divergentes dos dados de outros registros administrativos do Governo Federal, tais como renda de trabalho, renda de benefícios previdenciários ou assistenciais pagos pelo INSS, seguro-desemprego ou seguro-defeso, agentes públicos, etc.

As famílias identificadas com cadastro pendente devem atualizar seus dados no Cadastro Único o quanto antes para evitar problemas nos benefícios que recebem.


Revisão Cadastral

Na Revisão Cadastral para o município de Jaú, foram identificadas 474 famílias com cadastros desatualizados, cuja última atualização ocorreu em 2016, 2017, 2018 ou 2019 e que precisam realizar atualização dos registros do Cadastro Único.

Entre as famílias em Averiguação Cadastral e Revisão Cadastral 2022 foram identificadas 4.825 com algum tipo de pendência.

Para verificar de forma simples se sua família possui alguma pendência com o Auxílio Brasil ou no Cadastro Único para Programas Sociais, acesse o portal https://cadunico.dataprev.gov.br/.