Papa Francisco nomeia novo bispo para a recém-criada Diocese de Jaú

Papa Francisco nomeia novo bispo para a recém-criada Diocese de Jaú

Nesta quarta-feira (26), a Nunciatura Apostólica informou que o Papa Francisco erigiu a nova Diocese de Jaú, com território inteiramente desmembrado da Diocese de São Carlos.
O Papa nomeou como primeiro bispo Dom Francisco Carlos da Silva, de 68 anos, oriundo do clero da Diocese de São Carlos. Dom Francisco atualmente é bispo de Lins, e anteriormente foi Bispo de Ituiutaba. 
A nova diocese integrará a Província de Campinas e será sufragânea da Arquidiocese de Campinas, sendo parte do regional Sul 1 da CNBB. O seu território abrangerá 15 municípios com uma extensão territorial de 6.018,531 Km² e população aproximada de 434.783 habitantes. Contará com os seguintes Municípios e Distritos: Jaú, distrito de Potunduva, Brotas, Dois Córregos, Torrinha, Mineiros do Tietê, Barra Bonita, Itapuí, Bocaina, Bariri, Itajú, Ibitinga, Nova Europa, Tabatinga, distrito de Curupá, Borborema, Itápolis e distrito de Tapinas.
Comporão a nova diocese 47 Paróquias, atendidas por um clero de mais de 60 padres, 20 diáconos permanentes, com a presença da Vida Religiosa e Consagrada e um laicato comprometido.

O novo bispo

Dom Francisco Carlos da Silva nasceu em 30 de setembro de 1955, na cidade de Tabatinga, no interior de São Paulo. Dom Francisco Carlos é filho de Manuel Antônio da Silva e Alice Malaquias da Silva. Foi ordenado presbítero no dia 11 de dezembro de 1982 e bispo em 2007, na cidade de Borborema-SP. Escolheu por lema episcopal “Ide para a vinha”.
Na Diocese de São Carlos exerceu diversos cargos, dentre eles Vigário Geral, Coordenador Diocesano de Pastoral, Administrador Diocesano, membro do Conselho de Presbíteros por cinco mandatos, membro do Colégio de Consultores e Vigário Episcopal.
Foi nomeado bispo de Ituiutaba-MG em 19 de setembro de 2007 e recebeu a ordenação episcopal dois meses depois, no dia 22 de novembro. Em 2015, foi nomeado como o oitavo bispo da Diocese de Lins.
Em sua trajetória como bispo, atuou como primeiro suplente do Conselho Permanente do Regional Leste 2 e membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

 

Matriz Nossa Senhora do Patrocínio agora é Catedral

Localizada no coração de Jaú, a imponente Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio destaca-se como um marco histórico e religioso na região, e agora, Catedral da recém-criada Diocese de Jaú.
Construída no século XIX, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio possui uma história rica e multifacetada. Seus traços arquitetônicos remetem ao estilo neogótico, caracterizado por suas torres altas, vitrais coloridos e detalhes ornamentais elaborados. 
Com a criação da Diocese de Jaú, a Igreja passará a ser a Catedral Nossa Senhora do Patrocínio, a igreja mãe da Diocese, onde o bispo se pronunciará da cátedra nela instalada. É nela que ocorrerão as principais celebrações da nova diocese.