Instalação da nova Diocese de Jaú e posse de Dom Francisco Carlos da Silva acontece dia 7 de setembro
Em uma cerimônia marcada para o dia 7 de setembro, Jaú será palco de um evento histórico para a comunidade católica local: a instalação da nova Diocese de Jaú e a posse de seu primeiro bispo, Dom Francisco Carlos da Silva. O evento começará às 14h com a Cerimônia de Acolhida na futura catedral, a Igreja Matriz de Jaú, e culminará às 16h com a Santa Missa e a posse canônica no Ginásio de Esportes Dr. Flávio de Mello.
A solenidade contará com a presença de autoridades civis e religiosas, bem como representantes das cidades que compõem a nova diocese: Borborema, Itápolis, Ibitinga, Tabatinga, Nova Europa, Itaju, Bariri, Bocaina, Jaú, Itapuí, Barra Bonita, Mineiros do Tietê, Dois Córregos, Brotas e Torrinha. O evento terá como ponto alto a participação de Dom Giambattista Diquattro, núncio apostólico no Brasil, que presidirá a Santa Missa.
A criação da Diocese de Jaú foi anunciada pelo Papa Francisco em junho, desmembrando-a da Diocese de São Carlos e tornando-a sufragânea da Arquidiocese Metropolitana de Campinas. Dom Francisco Carlos da Silva, que será transferido da Diocese de Lins, foi nomeado o primeiro bispo da nova diocese.
Nascido em 30 de setembro de 1955, em Tabatinga, Dom Francisco tem uma vasta trajetória na Igreja. Formado em Filosofia pelo Seminário Diocesano de São Carlos e em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, ele foi ordenado sacerdote em 11 de dezembro de 1982. Ao longo de sua carreira, exerceu diversos cargos, incluindo vigário paroquial, administrador paroquial, pároco, coordenador de Pastoral, vigário geral, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores, entre outros. Em 2007, foi nomeado bispo de Ituiutaba e, em 2015, transferido para a Diocese de Lins.
Com a criação da nova diocese, o número de circunscrições eclesiásticas no Brasil chega a 280, sendo 220 dioceses. Este evento marca um momento de grande importância para os fiéis das cidades envolvidas, reforçando a presença e o trabalho pastoral da Igreja Católica na região.
Comentários (0)
Comentários do Facebook