Itapuí, 111 anos: Município é mais uma vez aprovado para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro

Itapuí, 111 anos: Município é mais uma vez aprovado para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro

O município de Itapuí recebeu uma ótima notícia na semana em que celebrou 111 anos de emancipação político-econômica, data celebrada nesta quarta-feira (11): Itapuí foi mais uma vez aprovado para integrar Sistema de Informações do “Mapa do Turismo Brasileiro” (SISMapa) 2024/2025, um instrumento do Programa de Regionalização do Turismo, que define a área territorial a ser trabalhada prioritariamente pelo Governo Federal para o desenvolvimento de políticas públicas.
Integrar o SISMapa demonstra a relevância do turismo no município e serve como ferramenta para orientação de investimentos governamentais na cidade, assim como participação em programas de fomento estaduais e federais. 
Itapuí já estava nas edições anteriores do mapa, e se manteve na lista devido ao trabalho realizado nos últimos anos pela administração municipal, como reforma do complexo de lazer da Prainha, construção do Novo Lago Municipal, entre outras obras eventos de cunho turístico. 

“Essa conquista é de extrema importância para nossa cidade, pois reforça o comprometimento da administração municipal em desenvolver o turismo local. Manter Itapuí nesse mapa significa garantir acesso a recursos e políticas públicas que fortalecerão ainda mais nossa infraestrutura turística, além de destacar nossa cidade como um destino atrativo para visitantes. Essa posição estratégica é fundamental para impulsionar o desenvolvimento econômico e cultural de Itapuí, consolidando nosso potencial como um dos principais destinos turísticos da região. Isso mostra o comprometimento e a dedicação em promover o turismo em nossa cidade e região”, salientou o diretor de Cultura e Turismo, Marcelo Furlen. 

A presença no Mapa confirma a organização municipal para a gestão do turismo, tornando-o apto para a captação de recursos em áreas como infraestrutura, promoção, capacitação e gestão turísticas, além de contribuir para impulsionar o desenvolvimento do turismo local e da região na qual Itapuí é integrada, a Região Turística Caminhos do Tietê.
Para permanecer no Mapa, o município atendeu requisitos como: investimentos em infraestrutura turística, destaques em eventos de caráter turísticos, orçamento próprio destinado ao turismo; prestadores de serviços turísticos registrados no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos); além de ter um Conselho Municipal (Comtur) ativo, visto que este é o primeiro passo para o desenvolvimento integrado da atividade turística.