Mesa diretora propõe extinção do cargo “Assessor Parlamentar” na Câmara de Bariri, após suposta movimentação de apadrinhamento político nos bastidores
Com duração de aproximadamente 30 minutos, a sessão relâmpago desta segunda-feira (04) da Câmara Municipal de Bariri, não foi marcada por grandes acontecimentos. Nenhum dos nove vereadores se inscreveu para usar a “Palavra Livre”, um dos momentos mais aguardados pelo público que acompanha o pleito pelas redes sociais. A única coisa que chamou a atenção foi um projeto de lei proposto pela Mesa Diretora que entrou na ordem do dia.
Assinado por Airton Pegoraro (Presidente da Câmara), Benedito Antonio Franchini (1º Secretário) e Myrella Soares da Silva (2ª Secretária), a propositura (n°. 11/2024), tem por objetivo extinguir o emprego público em comissão de assessor parlamentar. O cargo foi criado pela lei municipal n° 3.913, no ano de 2010.
“Trata-se de medida que visa a boa gestão administrativa do Poder Legislativo Baririense”, diz a justificativa da matéria. O projeto deve ser apreciado pelos vereadores nas próximas duas últimas sessões ordinárias do ano (18 de novembro de 02 de dezembro).
Logo após o resultado das eleições municipais, nos bastidores, corre a informação que um grupo político, cujo candidato a prefeito foi derrotado nas urnas, se move para “ressuscitar” o cargo de assessor parlamentar, com o objetivo de nomear alguém ligado ao grupo para o emprego comissionado, que garantiria certa interferência no Poder Legislativo. A suposta manobra foi vista como uma espécie de apadrinhamento político, e gerou muitos comentários nos bastidores.
Caso o projeto de lei da Mesa Diretora não receba parecer favorável dos vereadores, o cargo de assessor parlamentar segue vivo e uma pessoa pode ser nomeada, logo no início do ano, pelo próximo Presidente da Câmara que comandará o Legislativo no biênio 2025-2026.
No último mês, o vereador Ricardo Prearo (PSD), reeleito para o próximo mandato, afirmou com convicção em plenário, que novo presidente da Casa de Leis será Daniel de Madureira (PP), eleito em oitavo lugar, com 329 votos nestas eleições. Prearo declarou antecipadamente seu apoio à Daniel para a presidência do Legislativo. O processo de escolha do novo presidente é realizado por uma votação interna entre os nobres, logo no início dos trabalhos do próximo ano.
Além de Prearo e Madureira, também irão compor a Câmara Municipal de Bariri em 2025 os vereadores: Leandro Gonzalez do Avante (mais votado, com 773 votos); Laudenir Leonel “Sertão” (PL); Myrella Soares (União Brasil); Roni Romão (PL); Rubinho Enfermeiro (PSD); Gilson de Souza Carvalho (PSB); e Professora Aline Prearo (Republicanos).
Comentários (0)
Comentários do Facebook