Conselho Tutelar de Bariri anuncia novo processo seletivo para escolha de suplentes

Conselho Tutelar de Bariri anuncia novo processo seletivo para escolha de suplentes
Conselho Tutelar de Bariri anuncia novo processo seletivo para escolha de suplentes

Em comunicado enviado à imprensa na última semana, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Bariri, através da presidente Josmeire Nascimento Fiorin, anunciou que haverá novo processo seletivo para a escolha de suplentes do Conselho Tutelar. A decisão aconteceu após apenas cinco candidatos terem sido classificados para a fase final do processo (eleição). Como existe o total de cinco vagas, todos os cinco candidatos que foram para última fase, teoricamente, já estão eleitos.

Dezesseis candidatos se inscreveram no processo. A prova de conhecimentos gerais foi aplicada em 02 de julho, na Escola Municipal Eurico Acçolini. Após a correção da prova, onde era necessário o acerto de, no mínimo, 60% das 30 questões formuladas (ou seja, 18 acertos) houve a aprovação de seis dos 15 candidatos que prestaram a prova, na qual houve uma desistência.

“Com os seis candidatos aprovados na prova de conhecimentos gerais, houve aplicação da avaliação psicológica, realizada no dia 29 de julho de 2023, na sede da Diretoria Municipal de Educação, onde todos os candidatos compareceram e realizaram testes de Atenção Concentrada e Exame Palográfico”, informa o CMDCA.

Nessa etapa do processo, a atual conselheira tutelar, Cristiane Pultrini, foi desclassificada – fator que gerou muitos questionamentos, uma vez que ela já exerce o cargo e, ainda assim, foi considerada “inapta” no exame. Cristiane entrou com recurso após o resultado negativo, mas o pedido não foi acatado.

Com a desclassificação de Cristiane, os cinco selecionados são: Paulo Cesar Slompo, Gismeire Gasparotto Rainere, Daniela Emilia Bernardo, Marcelo Mosconi e João de Barros Neto. No entanto, por conta da ausência de suplentes, um novo processo seletivo irá acontecer, ainda sem data definida.

Desta forma, a Comissão Especial Eleitoral do Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelar de Bariri, reitera a informação de que haverá novo processo para a seleção de mais candidatos ao Conselho Tutelar, como forma de não prejudicar aqueles que passaram por todas as etapas até então e para incentivar a melhoria da qualidade deste serviço à municipalidade, voltado principalmente às crianças e adolescentes, porém ainda sem data definida, a depender de cronograma a ser definido pela Prefeitura Municipal de Bariri”, encerra o CMDCA.

O processo eleitoral do Conselho Tutelar acontecerá dia 1º de outubro, na Emef Profº Euclides Moreira da Silva. Para votar, basta ser maior de 16 anos, apresentar título de eleitor e documento com foto.

 

Alteração na lei pode ter limitado número de inscritos

O número baixo de candidatos que chegaram à última fase do processo seletivo foi assunto na última sessão camarária de Bariri. Na oportunidade, o Presidente da Câmara Airton Pegoraro, protocolou requerimento pedindo “o envio de cópia da prova escrita aplicada aos candidatos à vaga de Conselheiro Tutelar do Município de Bariri, bem como que sejam informados os critérios adotados durante a avaliação psicológica”.

Na deliberação do requerimento, o vereador Edcarlos Santos lembrou que, no dia 23 de março, foi apresentado um projeto de lei que tinha por objetivo alterar a dinâmica do processo seletivo. A matéria passou pelo Legislativo com votos contrários apenas de Edcarlos e Evandro Folieni. Segundo o nobre, esta nova resolução apresentada pelo CMDA, aprovada pelo Legislativo e sancionada pelo prefeito, prejudicou diretamente o processo.

“Essa alteração limitou o número de candidatos. Isso comprometeu o processo. Isso tudo o que está acontecendo agora é um efeito em cascata, pois as pessoas não estavam preparadas para a alteração. A mudança impediu muitas pessoas de participarem do processo”, salientou Edcarlos.