Piloto morre carbonizado após queda de avião seguida de incêndio no Aeroclube de Bauru
Um piloto de 51 anos morreu na queda de um avião de pequeno porte na manhã desta segunda-feira (10), no aeroclube de Bauru. A morte foi confirmada pela assessoria do "Arraiá Aéreo", evento realizado no fim de semana na cidade. O piloto Igor Reis Santos, natural de Valinhos-SP, se apresentou em uma das atrações do evento.
A aeronave era do modelo Acro Sport 2, com matrícula PP-XNB. Igos Reis voltava para casa após se apresentar no evento Arraiá Aéreo, neste sábado (08) e domingo (09). Ainda de acordo com as equipes de resgate, a aeronave pegou fogo com a queda.
Um vídeo feito após o acidente mostra o avião em chamas. O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou o fogo. As causas do acidente serão investigadas e a Polícia Científica também esteve no local.
De acordo com o boletim de ocorrência, a aeronave estava com autorização e condições climáticas suficientes para decolagem, com rota de voo em direção a Mogi-Mirim-SP, onde o avião ficava estacionado em um hangar.
Testemunhas relataram que o avião teria apresentado falha mecânica durante o processo de decolagem, sendo que uma peça teria sido vista caindo da aeronave. Igor teria tentado retornar à pista para um pouso emergencial, porém, não teve sucesso, e a aeronave caiu batendo com o bico dela no solo, ocasionando a explosão e o incêndio no veículo. Com a explosão, o piloto morreu carbonizado.
"Aparentemente a falha mecânica ensejadora do acidente ocorreu por desprendimento de uma peça da aeronave após a decolagem", consta no registro policial.
O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) investigará o acidente e apresentará possíveis causas em um relatório preliminar que deve ser emitido em 30 dias.
"A conclusão da investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes", diz nota da Força Aérea Brasileira (FAB).
Igor Reis do Santos, de 51 anos, era especialista em acrobacias e se apresentou de forma voluntária no "Arraiá Aéreo". No domingo (09), dia anterior ao acidente, o piloto havia participado de uma atração em que reproduzia a famosa cena do filme "Top Gun" na qual o ator Tom Cruise pilota uma moto e acompanha a decolagem de um caça.
Piloto desde os 16 anos, Igor Reis, também conhecido como Comandante Igor, trabalhava na área da tecnologia, era diretor de uma grande multinacional do setor com sede em Hortolândia-SP, e atuava na aviação como hobby.
O corpo de Igor Reis ficou no Instituto Médico Legal (IML) de Bauru até a noite de segunda-feira.
Comentários (0)
Comentários do Facebook