População de Jaú pode se manifestar a favor ou contra rodeios através de consulta pública aberta no Legislativo

População de Jaú pode se manifestar a favor ou contra rodeios através de consulta pública aberta no Legislativo

A população de Jaú será ouvida por meio de consulta pública em relação a volta dos rodeios no município. O autor da iniciativa, vereador José Carlos Borgo (PDT), pretende apresentar substitutivo, com uma série de critérios, ao projeto de lei que prevê a autorização das provas com animais. 
O assunto polêmico divide opiniões no município e no próprio Legislativo. Tudo começou na sessão ordinária do dia 27 de junho, que contou com a presença de representantes da causa animal liderados por integrantes da Associação Protetora dos Animais de Jaú (Apaja) e apoiadores do rodeio; os dois grupos ocuparam as cadeiras do plenário jauense de lados opostos.
De autoria dos vereadores Luiz Henrique Chupeta, Bill Luchesi, Fabio Eduardo de Souza, José Segura, Luiz Maurílio Moretti, Marcos Brasil e Jefferson Vieira, o Projeto de Lei do Legislativo nº 25/2022 estava previsto para tramitar em regime de urgência, e em primeira discussão, na sessão de 27 de julho. No entanto, a urgência foi derrubada e a matéria segue tramitando na Câmara. 
O documento prevê a alteração da Lei n° 4.810, de 18 de junho de 2013, que proibia a realização de rodeios, touradas, vaquejadas, farras do boi e eventos similares. Com a iniciativa, os autores pretendem manter a proibição apenas para a realização de touradas, vaquejadas e farras do boi, excluindo o termo “rodeios” do texto da lei.
Na oportunidade, votaram contra a urgência os vereadores Paulo Gambarini, Rodrigo de Paula, Carlos Lampião, Leandro Passos, Luizinho Andretto, José Carlos Borgo, Mateus Turini, Marcos Brasil, Tito Coló e a suplente Cléo Furquim. 
Com a abertura de consulta pública, a população de Jaú poderá se manifestar a favor ou contra o texto até o dia 13 de agosto. 
"Atualmente, está tramitando na Câmara de Jaú projeto que prevê a volta dos rodeios na cidade. Um dos principais pontos que tem gerado discussão é sobre a garantia do bem-estar dos animais. Por isso, o vereador José Carlos Borgo solicitou à Câmara que realize uma consulta pública sobre uma nova proposta. A ideia do parlamentar é substituir o projeto original por um novo que também prevê a liberação dos rodeios, porém, com critérios e regras específicas", explicou a assessoria de José Carlos Borgo."
O substitutivo, ainda em fase de esboço, estabelece que os organizadores de rodeios solicitem autorização para realizar o evento junto aos órgãos competentes da prefeitura e da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo. Entre outras medidas, o texto também impõe que um veterinário responsável fique presente durante as provas para avaliar as condições dos animais.
Borgo ainda sugere que o transporte e a acomodação dos bovinos e equinos sejam fiscalizados; que os organizadores garantam boas condições de saúde e tratamento a eles, inclusive por meio da apresentação de atestados de vacinação e certificados de inspeção sanitária; e que os eventos contem com equipe médica de plantão e contratação de seguro de vida e de acidentes para os profissionais envolvidos nas provas.

Mobilização contra rodeio

Na página oficial da Apaja, a mobilização contra a volta dos rodeios em Jaú segue firme. A associação divulgou um vídeo no qual é exibido um relato do locutor Asa Branca que, em entrevista à ativista Luisa Mell antes de seu falecimento, expõe situações de maus-tratos a animais que participam das competições.
A Apaja também publicou em sua página um vídeo do deputado federal Ricardo Izar. O parlamentar oferece para Jaú uma emenda no valor de R$ 300 mil para realização de shows e eventos culturais que não envolvam montaria em touros. 
“Voltar atrás é um retrocesso. O respeito aos animais é importante porque eles sempre sofrem. Eles merecem o nosso respeito e nosso carinho. Se vocês não aprovarem esse projeto, eu mando um recurso de R$ 300 mil para evento cultural. Podemos fazer um show onde as pessoas vão poder confraternizar do mesmo jeito. Maus-tratos não é cultura”, disse Ricardo Izar.  

Mobilização pró rodeio

Do outro lado, apoiadores do rodeio defendem o argumento de que a festa existe em todas as cidades da região, com exceção de Jaú. Para o grupo, a volta da festa poderia movimentar a economia da cidade através do Turismo e geração de empregos.
O locutor Teddy Viana gravou um vídeo apoiando o projeto de lei que pede a volta dos rodeios. O conteúdo foi exibido na página da empresa J. K. Produções.
“A Expo Jaú é uma festa maravilhosa, uma festa tradicional, conhecida em todo o Brasil, que traz os melhores shows, exposições, parque de diversão, praça de alimentação ampla; os melhores profissionais do rodeio. Fomenta todo o comércio da cidade e as pessoas conhecem a Capital do Calçado Feminino. Apoio os vereadores e vamos juntos pela volta do rodeio na cidade de Jaú.”