Projeto de redução do número de vereadores tem votação adiada na Câmara de Jaú

Projeto de redução do número de vereadores tem votação adiada na Câmara de Jaú

A Câmara Municipal de Jaú escolheu adiar a votação do projeto de lei que propõe reduzir de 17 para 13 o número de vereadores do plenário. A proposta de autoria dos vereadores Chico Quevedo (Cidadania) e Bill Luchesi (Cidadania) teve votação adiada na sessão de segunda-feira (26).
O projeto também é assinado pelos vereadores Mateus Turini (PDT), Tito Coló Neto (PSDB), Fabio de Souza (PSDB), José Segura (MDB), Paulo Gambarini (PSD) e Antonio Luiz Andretto Júnior (Republicanos). 
Na justificativa, o texto afirma que o objetivo da mudança é reconduzir Jaú aos mesmos padrões de municípios do mesmo porte, que possuem número de habitantes semelhante e menos vereadores. Ainda de acordo com a proposta, a redução traria uma economia anual aos cofres públicos de aproximadamente R$ 264.561,12.
“Também há que considerar que a redução do número de vereadores fará com que a população esteja mais atenta na atuação dos mesmos, ficando estes com uma maior representatividade e passando a ter um maior compromisso com a população que os elegeu", alegam os autores.
Maurílio Moretti (União) fez uma emenda ao texto original, propondo que o número seja ainda mais reduzido; o parlamentar sugeriu que o Legislativo jauense tenha apenas 11 representantes no exercício 2025-2028.
A votação foi adiada a pedido do vereador Lampião (PSD), que alegou divergências no texto. O projeto já havia recebido pareceres favoráveis das comissões de Constituição, Justiça e Redação, e Finanças e Orçamento.
Apenas os vereadores Chico Quevedo, Bill Luchesi, Fabio de Souza e Paulo Gambarini votaram contra o adiamento da votação, que foi aprovado por maioria. Não há previsão para o projeto ser colocado novamente na ordem do dia.
 

Mudança de horário das sessões é rejeitada

Foi reprovado em primeira votação o Projeto de Resolução nº 1/2021, de autoria dos vereadores Chico Quevedo e Bill Luchesi, que pretendia alterar o horário de início das reuniões plenárias das 16h para as 18h.
Votaram contra o projeto os vereadores Paulo Gambarini, Dr. Segura, Lampião, Leandro Passos, Jefferson Vieira, Luizinho Andretto, José Carlos Borgo, Luiz Henrique Chupeta, Fabio Souza, Tito Coló Neto, Maurílio Moretti e Marcos Brasil.