Boraceia é a 11ª cidade do Brasil e 9ª cidade paulista em ranking de Desenvolvimento Sustentável

Boraceia é a 11ª cidade do Brasil e 9ª cidade paulista em ranking de Desenvolvimento Sustentável
Boraceia é a 11ª cidade do Brasil e 9ª cidade paulista em ranking de Desenvolvimento Sustentável

Lançado na última sexta-feira (04), o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-Br), traz Boraceia na 11ª colocação do ranking das cidades brasileiras e 9ª nas cidades paulistas em desempenho nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), formulados pela Organização das Nações Unidas (ONU). A pesquisa foi realizada entre as 5.570 cidades brasileiras.
Segundo o índice, Boraceia está em 11º lugar nacional em Desenvolvimento Sustentável, com 61,95 pontos (do total de 100), ficando à frente de todas as cidades da região, incluindo Bauru, Jaú e Marília. Os destaques boraceenses foram nos ODS Produção de Consumo de Sustentáveis, Paz Justiça e Instituições Eficazes, Energias Renováveis e Acessíveis, Água Potável e Saneamento e Proteger a Vida Marinha. Pelo portal, é possível a comparação entre cidades, estados, regiões, quanto ao nível de desenvolvimento sustentável.
Para o prefeito de Boraceia, Valdir de Souza Melo, Di Picapau, o destaque em um ranking que analisou cidades de todo o Brasil mostra que o planejamento definido pela administração municipal alcança os objetivos esperados. “Boraceia cresce e se desenvolve econômica e socialmente, mantendo a sustentabilidade e respeitando o meio ambiente. 
Os principais destaques desta edição estão nos indicadores positivos apurados, em razão dos investimentos realizados em saneamento básico, infraestrutura, meio ambiente e inovação para o mercado, além do trabalho realizado pela administração em parceria com os nossos oito vereadores”, observa Di Picapau. 
A ferramenta, que coloca o Brasil como o primeiro país do mundo a avaliar os avanços e os retrocessos da Agenda 2030 da ONU, é fruto de uma parceria entre o Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), entidade que estimula a melhoria da qualidade de vida nas cidades brasileiras, e a SDSN (UN Sustainable Development Solution Network), uma iniciativa que nasceu dentro da própria ONU para mobilizar conhecimentos técnicos e científicos no apoio de soluções em escalas locais, nacionais e global.
A pesquisa avaliou os 17 ODS de todos os municípios brasileiros, com a identificação de resultados e desafios na busca pela melhoria das condições de vida das pessoas.
“O município de Boraceia tem uma política de governança que estabelece o planejamento, o monitoramento e a entrega como pilares da boa prestação de serviços públicos. Além disso, desde 2013 adotamos mecanismos de gestão para aumentar a eficiência no uso dos recursos públicos e aumentar a capacidade de investimento do município, especialmente nas áreas avaliadas pelo Instituto Cidades Sustentáveis, razão desses bons resultados colhidos agora. Isso é um bom relatório – totalmente isento, para o nosso munícipe que paga impostos, pois, assegura que a cidade está no caminho certo”, explica o presidente da Câmara Valdir Durães.