Superlotação preocupa direção da Santa Casa de Jaú
A Santa Casa de Jaú, referência hospitalar para Jaú e outras 11 cidades da região, está enfrentando uma crise em sua capacidade de atendimento devido ao aumento de casos de dengue, além da demanda de pacientes com diversas outras patologias. O hospital emitiu uma nota à população na última segunda-feira (18).
Nos últimos dias, tem sido amplamente noticiado o crescimento alarmante no número de casos de dengue em todo o território paulista, levando o governo do estado a decretar estado de emergência. De acordo com a nota, a Santa Casa tem recebido um aumento significativo de pacientes com sintomas graves da doença, o que tem contribuído para sobrecarregar ainda mais sua capacidade de atendimento.
Além dos casos de dengue, o hospital continua a atender pacientes com outras condições médicas, incluindo Covid-19, AVC, infarto, acidentes automobilísticos, ortopedia, neurologia, picadas de animais peçonhentos, entre outras. O hospital ressalta que em 2023, mais de 364 mil atendimentos foram realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Santa Casa de Jaú, evidenciando a importância do hospital para a região.
Diante deste cenário crítico, a administração da Santa Casa de Jaú emitiu um comunicado no dia 16 de março informando sobre a situação preocupante da ocupação de leitos e solicitando auxílio imediato dos órgãos competentes, como a Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) da Secretaria de Estado da Saúde.
A taxa de ocupação de leitos atingiu níveis alarmantes, e os recursos humanos e materiais estão chegando ao limite. A direção pede que medidas sejam tomadas rapidamente para evitar um colapso no sistema de saúde da região.
“Dessa forma, reiteramos a situação crítica do hospital com relação a taxa de ocupação de leitos, assim como limite do quadro humano e de materiais, sendo de extrema importância que os órgãos competentes prestem auxílio imediato para solução dessa situação”, conclui a nota.
Comentários (0)
Comentários do Facebook