Baririense questiona redução na quantidade de leite distribuída pelo Social e alega simulação na entrega; “entregam 6 litros mas destacam 8 vales, como se estivéssemos recebendo 8 litros”, diz

Baririense questiona redução na quantidade de leite distribuída pelo Social e alega simulação na entrega; “entregam 6 litros mas destacam 8 vales, como se estivéssemos recebendo 8 litros”, diz

Uma moradora de Bariri, que preferiu não se identificar, procurou a reportagem do Noticiantes para questionar a distribuição de leite realizada pelo Setor Social do Município. A denunciante, mãe de uma criança de 3 anos atendida pelo programa Viva Leite, retira o produto no Soma 2.
Segundo o relato, os responsáveis pela distribuição estão disponibilizando apenas seis litros de leite por vez; o correto, ainda segundo a mãe, seriam 8 litros. No entanto, a denunciante diz que acontece uma espécie de simulação no momento da entrega: uma quantidade maior do que o distribuído estaria sendo destacada através dos vales (tickets), simulando a entrega de uma quantia maior de litros de leite.

“Já tem um tempo que diminuíram a quantidade de leite. Sempre foi 8 litros de leite, mas estão dando 6 litros já há algum tempo. Só que quando eles dão 6 litros, destacam o ticket como se estivessem dando 8 litros. Às vezes as mães questionam, pois nunca sabemos quanto vamos receber. Eles respondem que ‘é ordem dos grandes’. Tem mãe que até divide o leite entre quem tem mais filhos, pois é apenas uma criança por família no cadastro. Ultimamente nem isso dá pra fazer porque a quantidade diminuiu”, diz o relato.

De acordo com a mãe, a variação semanal entre a quantidade de leite distribuída deixa as famílias atendidas pelo programa sem saber o quanto irão receber. “Tem mês que, numa semana eles entregam 8 litros; na outra semana é apenas 6. Já teve mês que passaram o mês inteiro dando 6 litros. Quando a gente faz o cadastro, recebemos a quantidade dos vales e levamos esses vales para destacar. Quando eles entregam 6 litros, destacam 8 vales, como se estivéssemos recebendo 8 litros”, explica.



Nossa reportagem entrou em contato com Josmeire Nascimento Fiorin, diretora de Ação Social, que enviou a seguinte nota:

“A Prefeitura Municipal de Bariri, através da parceria das Diretorias de Saúde e de Assistência Social, executa dois programas de entrega de litros de leite para crianças chamados “Viva Leite”, do governo do Estado de São Paulo, e “Nosso Leite”, do Governo Municipal. O objetivo é de auxiliar na prevenção e combate, principalmente, da anemia ferropriva, através de políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de São Paulo.
 O Programa Viva Leite atende até 490 crianças, na faixa etária de 6 meses a 5 anos e 11 meses, de famílias com renda familiar de até 1/2 salário mínimo per capita, sendo selecionadas pelo Portal Social do Estado de São Paulo que faz a extração de dados do Cadastro Único para Programas Sociais. São distribuídos 15 litros de leite mensais para cada criança. A entrega do total de litros de leite pelo Estado de São Paulo ao Município se limita a até quatro entregas no mês.
Para fins de complementação da quantidade de litros de leite por criança, o município entrega mais 15 litros de leite mensais do Programa Nosso Leite, seguindo os mesmos critérios do Viva Leite. Diante disso, a Diretoria de Assistência Social elabora cronograma mensal da quantidade de litros de leite a serem entregues uma vez por semana, às quartas-feiras, a cada criança, nas unidades de saúde, sendo estas: Estratégias Saúde da Família 1,2 e 4 (conhecido como PSF), Soma 2 e Centro de Saúde.
Com relação a diferença das quantidades a cada entrega ocorre devido a análise da quantidade total de litros por mês – 30 litros –  que devem ser distribuídos em meses de quatro ou cinco semanas. Quando o mês é de quatro semanas, durante três semanas a entrega semanal será de 8 litros, e em uma semana será de 6 litros. Quando o mês é de cinco semanas, a quantidade é de 6 litros semanais.”