Creche recomenda que crianças fiquem em casa após surto de Covid-19 e conjuntivite em Bariri

Creche recomenda que crianças fiquem em casa após surto de Covid-19 e conjuntivite em Bariri
Creche recomenda que crianças fiquem em casa após surto de Covid-19 e conjuntivite em Bariri

A direção da Creche Escola Professora Nelly Chidid emitiu um comunicado urgente aos pais de alunos na tarde de segunda-feira (04). Com seis funcionários diagnosticados com Covid-19 e conjuntivite, a orientação foi para que as crianças não fossem enviadas à unidade de ensino infantil de Bariri nesta semana. 
“Infelizmente, seis funcionários da Unidade estão afastados a partir de hoje pois estão com covid e conjuntivite. Peço a colaboração de todos para observar os sintomas nas crianças e aqueles que puderem que as deixem em casa. Todas as providências cabíveis estão sendo tomadas”, informou a nota.
A direção ainda salientou que “crianças com sintomas não podem frequentar a unidade”.
Nossa reportagem entrou em contato com a Diretoria Municipal de Saúde para mais informações sobre os números atualizados do coronavírus no município. Segundo Irene Chagas, diretora da pasta, a situação na cidade está controlada. 
“Em relação ao Covid as notificações estão bem baixas. Após o Ministério da Saúde informar que a Covid não era mais pandemia mundial e com a diminuição significativa dos casos, o boletim gradativamente foi deixando de ser atualizado. Amanhã (04) será comunicada a GVE para orientações quanto aos casos da creche Nelly”, disse a diretoria por meio de nota. 
De acordo com a administração municipal, a possibilidade é de que seja uma infecção em decorrência de uma nova variante de Covid-19, a Arcturus, que tem como um de seus principais sintomas a conjuntivite, sobretudo em crianças. A confirmação para a variante só poderá ser feita após a realização de exames específicos.
 

Nova variante

A manifestação clínica frequente nas infecções pela variante Arcturus, que é a conjuntivite, tem como principais sinais e sintomas queimação, prurido, sensação de corpo estranho na vista, iniciando-se unilateral e pode envolver no outro olho alguns dias depois, lacrimejamento, hiperemia (alteração na circulação sanguínea), edema palpebral e pontos de hemorragia subconjuntival.
A nova variante Arcturus é uma evolução da Ômicron, e já foi detectada em São Paulo. Ela se manifesta principalmente com sintomas de febre, tosse e irritação nos olhos.
Dentre os cuidados necessários recomenda-se evitar colocar as mãos nos olhos; não coçar os olhos; lavar as mãos com frequência com água e sabão; não compartilhar toalhas, travesseiros, almofadas, maquiagens, cosméticos e colírios; fazer a compressas com água gelada (previamente filtrada e fervida) ou com soro fisiológico.
A hidratação da mucosa nasal pode facilitar a drenagem e abreviar a recuperação.