Diretora da Apae Bariri é demitida do cargo por “contenção de gastos”
a Maria de Barros Gandara anunciou à imprensa que foi demitida da Apae Bariri. A ex-diretora estava à frente da instituição desde o dia 17 de março de 2020, iniciando os trabalhos em pleno início da pandemia.
Em entrevista à rádio 91 FM, Silvia contou que enviou uma carta aos prefeitos dos municípios de Bariri, Boraceia e Itaju após ser comunicada de seu desligamento. Ela também destacou seu trabalho em busca de recursos em prol da instituição durante todo o período de atuação na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.
Nossa reportagem entrou em contato com Silvia que enviou a seguinte nota:
“No dia 28 de junho, às 7 da manhã, em encontro marcado com a presidente e diretora financeira na APAE, a diretora Silvia foi surpreendida com a Notificação de demissão, sem justa causa. A diretoria financeira, diretoria executiva e a presidente da APAE, analisando a questão financeira da entidade, acharam por bem adotar medidas para contenção de gastos. A justificativa seria de que o salário de Silvia estaria contribuindo para aumentar déficit do orçamento da APAE e que outras contratações teriam que ser feita para os serviços, bem como acerto do piso de outros funcionários.
Para que não se tivesse dúvidas, esclareceu à diretora que não se tratava de falta de mérito, nem falta de competência profissional da diretora, apenas uma questão financeira mesmo. A presidente não teria acatado outra proposta feita pela diretora, como dispensa e recontratação em tempo posterior, ainda que por valor bem menor, para que não perdesse o vínculo com a entidade.
A decepção da Silvia foi mais quanto a forma com que foi feita a demissão, sem nenhuma consideração pelo trabalho desenvolvido, sem ter oportunidade de se despedir da equipe e dos atendidos, do que com a própria demissão.
Destacou a preocupação da continuidade de tudo o que estava sendo conquistado para a APAE, desde que iniciara sua atuação na entidade, sentindo muito em relação aos atendidos e torcendo para que a nova direção possa gozar da mesma confiança e credibilidade dos parceiros da APAE.
Silvia elencou benfeitorias que deixa para a APAE como: reparos na parte física do prédio já antigo; pintura de vários ambientes e salas; conserto de infiltrações; troca de calhas; manutenção de lâmpadas; classe montada para o atendimento do aluno autista; sala de TO adaptada; sala de fisioterapia reformada; sala de arte e música e almoxarifado adequados (onde anteriormente serviam de depósito para materiais inservíveis); sala de leitura; conclusão da obra de cozinha e refeitório; cobertura de corredor; projeto horta; grade de segurança na sala de atividades diárias; reforma do parquinho em andamento; fanfarra reativada; instalação de energia fotovoltaica, trazendo economia para a entidade; instalação de câmeras de segurança; aumento da capacidade do provedor de internet; profissionais mais treinados; cursos de capacitação; acertos na documentação de educação como projeto político pedagógico; atualização de laudos de todos os alunos da EEE; protocolos mais claros para atendimentos e familiares satisfeitos com os serviços (possíveis de constatar por meio de pesquisas de satisfação realizadas semestralmente); dentre outras melhorias.
Por fim, Silvia externou seus agradecimentos a todos os que depositaram confiança em seu trabalho, em especial aos familiares e atendidos, bem como aos parceiros da iniciativa pública e privada."
Comentários (0)
Comentários do Facebook