ENTREVISTA: Vereador Leandro Gonzalez, o mais votado em Bariri nas eleições 2024, fala sobre expectativas do cenário político para o próximo ano

ENTREVISTA: Vereador Leandro Gonzalez, o mais votado em Bariri nas eleições 2024, fala sobre expectativas do cenário político para o próximo ano

Nome completo: Francisco Leandro Gonzalez

Idade: 42 anos

Naturalidade: Bariri-SP

Formação acadêmica: Direito

Partido: Avante

Função Legislativa: Vereador 

 

Noticiantes: Você foi o vereador mais votado em Bariri, com 773 votos. Ano que vem, inicia seu terceiro mandato na câmara. A responsabilidade aumenta depois dessa votação expressiva?

Leandro: Com certeza. Eu comento que a minha responsabilidade aumentou junto com o aumento dos votos. Disse na campanha que o meu compromisso é com o povo. Graças a Deus, eu tive uma crescente nos meus votos. Na primeira vez, fiz 435; na segunda eleição, 635; agora, desta vez, conseguimos 773 votos. Então, a responsabilidade só aumenta. Para o terceiro mandato, vou continuar na mesma toada. Espero que os compromissos de campanha sejam colocados em prática. Esperamos uma gestão eficiente, transparente, e que a população, que está na ponta, receba um serviço de qualidade. Acho que é isso que todo mundo espera, principalmente a população: que haja contrapartida e que essa contrapartida seja o serviço de qualidade prestado para a população. 

 

Noticiantes: Seu grupo político saiu vencedor nas eleições: Airton Pegoraro e Paulo Kezo foram eleitos com quase 40% dos votos. Depois de 14 anos de instabilidade política em Bariri, qual é sua expectativa para o Executivo no próximo ano?

Leandro: A minha expectativa é muito grande. A população, pelo menos nessa eleição, mostrou que está insatisfeita; o resultado da eleição mostra isso: a população quer mudança! A gente tem observado que o povo acordou. O povo não é mais bobo como alguns políticos imaginam que seja. Então, o resultado dessa eleição é a esperança de uma mudança. Eu acredito nesse trabalho do Airton e do Paulo Kezo. Entendo que, agora a gente tem essa segurança de ir até o fim do mandato. Airton e Kezo são pessoas comprometidas, pessoas sérias, que eu tenho certeza que vão fazer o melhor para o Bariri. Vão ter meu apoio sempre naquilo que a gente acredita: transparência, eficiência, serviço de qualidade. Vamos cobrar aquilo que a gente entenda que seja errado, apontar caminhos... esse vai ser o sentido da nossa atuação. 
Nessas eleições, percebemos que o povo está cansado de falsas promessas. Isso ficou nítido. A gente vê também que o povo não suporta mais certas mentiras e pessoas que sempre buscam enganar, para passar uma falsa impressão próximo da eleição.
Exemplo: a gente viu candidatas usando estrutura de igreja. Uma coisa que é totalmente desnecessária. Não é legal, só em época de eleição, pregar  que é uma pessoa boa, que busca Cristo, quando se é desleal com os colegas que estão concorrendo.
Temos que ser humildes, procurar agir com lealdade com a população, principalmente no sentido de falar a verdade. O que a mão direita faz, a mão esquerda não precisa ficar sabendo. Nessas eleições a gente viu muito isso: pessoas usando todo tipo de artifício para se beneficiar. A população acordou e não está caindo mais nesse tipo de político. 

 

Noticiantes: Durante a campanha nas ruas, casa a casa, quais foram as maiores demandas que você ouviu da população baririense?

Leandro: As maiores demandas são emprego, principalmente saúde e também moradia. Mas eu posso afirmar que a situação mais preocupante é saúde e emprego. 

 

Noticiantes: De imediato, quais são as primeiras coisas que devem ser observadas já em janeiro, na sua opinião?

Leandro: Tem que reorganizar bastante coisa; a gente percebe que, falta muita gestão. Temos batido nisso durante o processo nosso na Câmara. Com remanejamento ou executando uma gestão de qualidade, dá para mudar vária coisa. O Airton e o Kezo vão ter que tomar pé da situação. Temos que dar esse tempo para eles verificarem o que de fato está acontecendo, porque muitas situações são maquiadas. Então, aguardar eles se organizarem e executarem um plano de trabalho consistente, sem mentira, com transparência e participação popular. A prefeitura tem que deixar as portas abertas e mostrar para a população o que está acontecendo. Acho que isso é fundamental para que se tenha êxito na gestão. 

 

Noticiantes: Você é um vereador muito atuante também na criação de leis. No entanto, existem leis de sua autoria que, embora aprovadas, não foram postas em práticas por essa administração e também por administrações anteriores. Comente sobre isso.

Leandro: Tem várias leis que eu tive a felicidade de criar. Uma, por exemplo, é a questão do vídeo monitoramento da cidade. Só avançou alguns pontos, por conta das cobranças que nós fizemos via judicial, câmara, enfim. Só que esse projeto, especificamente, precisa ser aperfeiçoado. A gente vê que as cidades que investiram no vídeo monitoramento, com parceria com o setor público-privado, alcançaram melhoria na segurança pública. Vou sentar com a Airton. Ele já sabe dessas questões de aperfeiçoar aquilo que já está funcionando, parcialmente.
 Outra muito importante é a lei de rastreamento de veículos da prefeitura. Não há um controle; não há um planejamento. Com esse sistema, é possível a gente reverter valores para a prefeitura em termos de economia. Por outro lado tem outras leis que estão funcionando, como a lei de isenção de IPTU para quem tem doenças graves. 
Mais uma lei não cumprida é a da instalação de brinquedos em áreas públicas para crianças com deficiência e necessidades especiais. Os parques de Bariri estão todos abandonados. Precisa ter esse olhar diferenciado do Poder Público. Paralelo com esses, outros projetos poderiam criar uma área de lazer específica, colocar câmeras e monitorar com um agente público, como um guarda, para que não haja depredação e abandono. 
Sabemos que, com pouca coisa, dá para fazer muito. Só que, nos últimos anos, vimos descaso, desorganização e roubalheira sem fim. Espero, a partir do dia 1º de janeiro, que a página seja virada, que Bariri tenha novos rumos, principalmente no rumo do desenvolvimento. Acredito muito nisso, e vou estar lá para contribuir pela minha cidade que amo, independentemente de lado A, B, C ou D.

 

Noticiantes: A atual legislatura da Câmara Municipal de Bariri entrou para a história ao cassar o prefeito pela primeira vez. Como foi para você fazer parte desse processo?

Leandro: Processo de cassação não é legal para a gente que está ali na Câmara. Queria estar votando ali projetos para o desenvolvimento de Bariri, projetos bons que vão ao encontro das necessidades da população. Jamais eu queria votar um processo de cassação de prefeito. Do ex-prefeito Paulo Araújo, fui relator. Agora, do ex-prefeito Abelardo, participei também como vereador. Era um mal que a gente tinha que acabar na raiz.
Infelizmente, vimos, através de provas robustas do Ministério Público, diversas irregularidades, esquemas relacionados à corrupção aqui em Bariri, envolvendo a questão de lixo, transbordo, outras pastas como Obras, enfim. Infelizmente, isso acabou contribuindo negativamente para Bariri. Não é satisfatório fazer uma coisa dessas, só que eu não poderia me omitir. Numa situação gravíssima, eu nunca vou me omitir.
Essa gestão que passou em Bariri entrou com o único objetivo. Como disse o Ministério Público na denúncia: a cadeira nem tinha esquentado ainda e o ex-prefeito já estava fazendo acordos, no sentido de se enriquecer ilicitamente e praticar irregularidades, corrupção, junto com toda sua turma.

 

Noticiantes: Qual foi a maior dificuldade que você sentiu como vereador nesses últimos quatro anos, diante desse cenário conturbado no Executivo?

Leandro: Se é tirado dinheiro de um lado, se é roubado dinheiro, a população é assaltada. Essa é a maior dificuldade. Por exemplo, num setor de Infraestrutura, igual aconteceu em Bariri, automaticamente outras pastas vão sofrer as consequências. Por conta dessa corrupção, da roubalheira que aconteceu em Bariri com esse desgoverno, automaticamente outras pastas acabam sofrendo.
A maior dificuldade foi tentar dar uma solução, ajudar a população quando, de repente, tem uma demanda no setor de Saúde, demanda na Educação, gente precisando de emprego. A gente vê que, por conta dessa corrupção que acaba comprometendo uma parte, outros setores sofrem.
Então, a minha maior dificuldade nesse mandato foi exatamente isso: tentar dar uma solução para a população, dar uma resposta para aquilo que a população necessita e não conseguir. 

 

Noticiantes: Depois de ser o vereador mais votado de Bariri, sabemos que a expectativa popular aumenta. Futuramente, você pensa em migrar do Legislativo para tentar um cargo no Executivo? 

Leandro: Graças a Deus existem pessoas que confiam no meu trabalho. Existe esse pedido, mas na minha vida, tudo aconteceu naturalmente. Eu sempre entrego nas mãos de Deus, ele vai providenciar. Posso afirmar que hoje, estou preparado. Estudei e estudo muito. Entendo que, para a pessoa subir os degraus, o processo deve ser natural. Estou em meu terceiro mandato, mas eu acredito que, nos próximos anos, o Airton faça um governo bom, que seja reeleito. O objetivo maior nosso é que a cidade progrida, que a cidade evolua.