Evandro Folieni ameaça acionar MP contra Maria Luiza Rodrigues, caso a chefe de gabinete não cumpra horários de trabalho no Paço Municipal de Bariri

Evandro Folieni ameaça acionar MP contra Maria Luiza Rodrigues, caso a chefe de gabinete não cumpra horários de trabalho no Paço Municipal de Bariri

O vereador Evandro Folieni utilizou a Palavra Livre na sessão ordinária desta segunda-feira (19) para chamar a atenção sobre a conduta de Maria Luiza Rodrigues, chefe de Gabinete do prefeito Fernando Foloni. Evandro prometeu denunciar a advogada de Ibitinga ao Ministério Público, caso ela não cumpra devidamente seus horários de trabalho no Paço Municipal. 
O nobre iniciou citando o nome de Maria Luiza ao ironizar uma suposta resposta dela à um agente de saúde. Segundo Evandro, a chefe de gabinete teria embargado um pedido de compra de soro de hidratação, insumo utilizado para apoio a pacientes com dengue. Na sequência, o vereador fez referência a um comentário já antigo que ronda os bastidores: segundo rumores, Maria Luiza chega para trabalhar no Paço Municipal por volta de 11h e vai embora antes das 16h. 
“Foi feito um pedido de compra de 2 mil soros. A diretora de Ibitinga, a Luiza, falou para um agente de saúde que Bariri tinha que se programar, porque, Ibitinga se programou. Mas, então, por que ela não trabalha em Ibitinga? Por que não deram emprego para ela lá em Ibitinga? Agora, Luiza, você está de férias. Eu vou ter que vir conversar com você, na sua frente, e você vai ter que cumprir horário das 8h até às 17h. Se não, eu vou denunciar no Ministério Público. Já chega, a Myrella já falou disso aqui e está sendo perseguida. Agora deu”, disparou Evandro.
Antes de ser chefe de gabinete, Maria Luiza Rodrigues era Diretora de Desenvolvimento da gestão Abelardo-Foloni. Sua atuação à frente da pasta foi muito criticada na Câmara Municipal.
Em julho de 2023, o presidente da Câmara, Airton Pegoraro, fez um requerimento cobrando explicações sobre a atuação de Maria Luiza no Desenvolvimento, tida como extremamente ineficaz. 
Na deliberação do requerimento, a vereadora Myrella Soares (União Brasil) comentou a ausência de Maria Luiza no Paço Municipal, expondo o costume da diretora de chegar para trabalhar 11h no Paço. 
Como citou Evandro Folieni, Maria Luiza Rodrigues está em período de férias (de 14 de fevereiro até 20 de março, conforme publicado no Diário Oficial). Nestes 20 dias, a agente escolar Beatriz Ocon Ferreira foi nomeada interinamente “Assessora Especial do Gabinete do Prefeito”. 

 

Outras polêmicas 

Na Palavra Livre, Evandro Folieni também falou sobre outros assuntos polêmicos que chamaram a atenção. O vereador disse ter recebido denúncia de que as creches da Rede Municipal de Ensino estão sem materiais de higiene e limpeza.
“Tem reclamações de creches que os materiais para higiene e limpeza não estão chegando. Estão lavando só com água pura. Eu vou fazer algumas visitas, mas o pessoal já está denunciando. Virou o ano, as unidades escolares voltaram e não receberam nada; só água para lavar”, disse o parlamentar. 
Na sequência, Evandro ainda mandou uma indireta para a ex-diretora de Educação, Stefani Borges, que pediu exoneração do cargo ao fim do ano passado. 
“Alguns professores me abordaram falando que a ex-diretora, a Stefani, não quer mais pisar em Bariri, que pediu exoneração por e-mail. Que fique em Jaú, com a graça de Deus! Nós recebemos ela muito bem aqui, mas temos que dar valor a quem dá valor para nossa cidade. Que vá com Deus! Quando precisou fazer pós-graduação, usou até carro oficial”, explanou Evandro.
Por fim, pela segunda vez, o vereador voltou a falar que recebeu denúncia sobre pessoas utilizando veículos oficiais da Prefeitura Municipal de Bariri para prestar serviços particulares ao ex-prefeito, Abelardo Simões. 
“No final de semana, parece que foi até ambulância para Bauru. A pessoa conta, mas tem medo de ir ao Ministério Público e ser exonerado. O Fernando tem que se atentar”, alertou Folieni.