FALTA PLANEJAMENTO

FALTA PLANEJAMENTO

Na gravação do Podcast do Studio N, com a participação dos três prefeitos da região (Boraceia, Itaju e Itapuí) Di Pica-pau, Jerry e Toninho, que vai ao ar amanhã (17), apresentado por mim e pela Jornalista Thaisa Moraes, presenciamos uma verdadeira aula de administração pública.

Uma palavrinha foi protagonista em tudo o que foi falado pelos prefeitos: planejamento (já, já falaremos sobre ela). O que se notou também, é que existe uma sincronia muito forte entre os três. Diversas vezes, observamos em suas falas, que um liga para o outro com frequência, seja para tirar uma dúvida de um projeto que vai ser implantado numa cidade e já está dando certo na outra, ou simplesmente para elogiar determinada coisa que já vem dando certo numa das cidades citadas. Interessante é que nessa troca de experiência não entra o prefeito de Bariri. É como se Abelardinho fosse autossuficiente, não se misturasse. O prefeito de Bariri insiste em querer administrar sozinho.

Voltando ao “planejamento”, notamos que, nas três cidades, um cronograma foi criado antes de assumirem a prefeitura. Primeiro, atacaram o problema mais urgente: a falta de emprego. Depois, a melhoria da saúde, educação, moradia... e com esses pontos estabilizados, concentraram-se no lazer. Aqui começou ao contrário: pão e circo. E parou aí!

Em Bariri, sem planejamento, não saímos do lugar e não vamos chegar a lugar algum. Tenta-se a todo tempo tapar buracos (não os das ruas), apagar fogo, fazer sempre do mesmo e jogar a culpa na oposição. E não é por falta de dinheiro, já que por diversas vezes a Secretaria de Finanças declarou que sobra recursos em caixa e a arrecadação só aumenta.

É, sem dúvida, então, falta de planejamento, aliado a incompetência. Para quem quer entender melhor o que estou dizendo,  é só acompanhar o podcast amanhã e, de repente, o prefeito nos dê a honra de sua audiência também, para, quem sabe, calçar as sandálias da humildade e começar a formar um quarteto com nossos competentes vizinhos, de bons gestores. O convite está feito.