Folieni cita pessoas “afastadas” entrando escondidas no Paço Municipal de Bariri, com a ajuda de diretores e motorista

Folieni cita pessoas “afastadas” entrando escondidas no Paço Municipal de Bariri, com a ajuda de diretores e motorista

“Prefeito Fernando Foloni, abre o olho!”, alertou o vereador Evandro Folieni (PP) durante a Sessão Extraordinária realizada quinta-feira passada (25). A fala do nobre foi o grande destaque do pleito que aprovou o reajuste salarial e vale alimentação dos servidores. 
Na deliberação do projeto, Folieni, sem citar nomes, disse ter recebido informações extraoficiais de que existem pessoas “afastadas” entrando no Paço Municipal de Bariri pelos fundos, escondidos em veículos oficiais da prefeitura. O esquema teria participação de diretores e de um servidor municipal que atua como motorista. 
O vereador deliberava sobre a discrepância de salário entre cargos do alto escalão do governo e demais categorias do funcionalismo público, quando fez um alerta direto ao prefeito Fernando Foloni.
“Prefeito Fernando Foloni, corte as rédeas, as lambanças, os ‘mimimis’ passando informações para quem está afastado. Faz o seu trabalho de prefeito. Aproveite esse um ano que você tem para ser o prefeito. Muita informação chegou para nós que tem gente entrando escondida pelos fundos da prefeitura. Se eu pegar, vai vir polícia e Ministério Público. Tem muita gente andando em carro escondido, motorista ajudando gente afastada, entrando escondida em banco de carro... Vocês estão desafiando o Ministério Público?”, indaga Folieni.
Na sequência, o parlamentar lembra a pressão sofrida pelos vereadores considerados “de situação” para votar contra o impeachment do ex-prefeito Abelardo Simões. Abelardinho foi cassado por unanimidade na madrugada de 15 de novembro de 2023. Ao término da longa sessão julgamento, apoiadores políticos do ex-prefeito ameaçaram os vereadores Evandro Foliani, Luis Renato Proti “Escadinha”, Júlio Cesar Devides e Benedito Antonio Franchini.
O autor das ameaças seria um apoiador político de Abelardinho, que foi condenado pelo Ministério Público Federal por xenofobia, após ter feito uma publicação nas redes sociais ofendendo nordestinos. Folieni registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil depois de ter sido abordado e ameaçado por essa mesma pessoa na rua, em frente uma papelaria localizada no centro da cidade.
“Sofremos muita pressão, mas nós vamos falar! Nós temos coragem de falar. Pode ser a hora que for. Se eu pegar gente entrando escondido em banco de carro, vai motorista, vai tudo para o beleléu. Prefeito Fernando Foloni, escuta essa câmara que quer ajudar você. Não vai na onda, se não você não acaba o mandato”, alerta Folieni.
Por fim, Folieni ainda expôs que existem diretores do alto escalão da prefeitura que criticam o trabalho do promotor do Ministério Público, Nelson Aparecido Febraio Junior, responsável por deflagrar a Operação Prenunciados, que revelou o esquema corrupto de fraude em licitações do governo Abelardinho em Bariri. 
“Bando de covardes! Chupins! Vocês estão aí por causa de salário. Vocês aí, quatro diretores e mais o motorista, coloquem adesivo no carro e saiam candidatos. Vamos ver se vocês têm coragem de pedir votos”, desafia Folieni. 
Se dirigindo mais uma vez ao prefeito Fernando Foloni, o vereador orienta que o chefe do Executivo “corte” hábitos como “ir na casa do ex-prefeito para xingar vereadores”.
“Corta na carne, Fernando. Nós estamos aqui para te ajudar, ninguém quer conflito. Costa na carne, se não você vai responder processo por uns anos aí”, alertou.
A repercussão do discurso de Evandro Folieni foi grande nas redes sociais. Embora o vereador não tenha citado nomes, muitos internautas especularam que a pessoa “afastada” na qual Folieni se referiu, possa se tratar do ex-prefeito Abelardinho.