Número de pessoas em situação de rua cresce 200% nos últimos 7 anos em Bariri

Número de pessoas em situação de rua cresce 200% nos últimos 7 anos em Bariri

O número de pessoas em situação de rua em Bariri cresceu 200% nos últimos sete anos. Os dados foram disponibilizados pelo Observatório Nacional dos Direitos Humanos, administrado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH).
Em 2016, primeiro ano de registro na base de dados, na cidade haviam 9 pessoas nessas condições; em 2023, o número aumentou para 27. 
No levantamento do MDH, os principais motivos apontados para a situação de rua foram os problemas familiares (59%), seguidos de alcoolismo e/ou uso de drogas (51%) e perda de moradia (37%).
Das 27 pessoas em situação de rua em Bariri, 10 afirmam viver assim entre cinco e dez anos; outras três afirmam passar pela situação há mais de 10.
A população em situação de rua é definida pelo Decreto nº 7.053 de 23 de dezembro de 2009 como: Grupo populacional heterogêneo, que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória.