"Três Heróis Brasileiros": A épica aventura de Mário Fava e expedicionários pelas Américas inspira canção

O músico piracicabano Juninho Caipira acaba de compor e gravar música em homenagem aos heróis nacionais Mario Fava, Leônidas Borges de Oliveira e Francisco Lopes da Cruz. Intitulada "Três Heróis Brasileiros", a canção busca imortalizar a incrível aventura vivida por esses corajosos expedicionários.
A obra já está disponível no canal do YouTube de Juninho Caipira, e o músico conta com o apoio do público para ouvir e divulgar essa homenagem carinhosa. O objetivo é perpetuar a memória e a coragem desses notáveis brasileiros, compartilhando a narrativa épica de suas jornadas para as gerações futuras.
Em entrevista, Juninho Caipira revelou que a inspiração para a música surgiu durante um projeto intitulado “Cantoria do Sórta a Onça" realizado às margens do Rio Piracicaba. O músico, conhecido por seu engajamento no caipirismo, reúne-se semanalmente com um grupo de amantes da música sertaneja, moda de viola e cultura caipira.
O conhecimento da história dos três expedicionários aconteceu através de um vídeo enviado ao músico pelo grupo. Ao assistir à narrativa da incrível jornada, Juninho Caipira sentiu-se impulsionado a criar uma homenagem por meio de sua arte. Os versos da canção foram desenvolvidos enquanto ele pausava o vídeo, absorvendo as imagens e a narrativa.
“Mandaram um vídeo pra mim falando da história. Eu assisti o vídeo e gostei. Falei nossa que legal, que coisa maravilhosa. Eu não sabia da história, não conhecia, já deu aquele estalo na cabeça do compositor, né? Quando tem o tema bom, dá pra desenvolver alguma coisa em versos aí foi o que aconteceu”, explicou
Após compor a letra, Juninho enfrentou desafios na criação da melodia. Ele compartilhou a dificuldade de encontrar a harmonia perfeita, experimentando diversas melodias até chegar à ideal. Após aprimorar a música em estúdio com o maestro, o resultado final foi compartilhado no YouTube.

 

A aventura

A saga teve início na cidade do Rio de Janeiro, em 16 de abril de 1928, quando Leônidas Borges de Oliveira e o mecânico Henrique Pellicier partiram a bordo do carro "Brasil", doado pelo jornal "O Globo". O destino inicial era a capital paulista, onde se uniram ao grupo o segundo veículo, o "São Paulo", doado pelo "Jornal do Comércio", e o observador Francisco Lopes da Cruz.
Em São Paulo, a expedição passou por uma reviravolta quando Pellicier decidiu abandonar o grupo. A jornada continuou pelo interior paulista, e em Pederneiras, o mecânico Mário Fava incorporou-se ao grupo, completando a equipe que, desde o abandono de Pellicier, estava sem mecânico.
Com a equipe agora completa, conforme inicialmente concebida, a expedição seguiu em frente, atravessando as três Américas. Dez anos, um mês e nove dias depois, e após percorrer 27.631 quilômetros, a equipe retornou ao ponto de partida. Enfrentando inúmeras dificuldades, desde estradas precárias até picadas, matas, rios, pântanos, florestas e a imponente Cordilheira dos Andes, eles cruzaram 15 países das Américas, chegando aos Estados Unidos, onde foram recebidos e reconhecidos como verdadeiros heróis.