Prefeito Toninho e Subtenente Gustavo apresentam a nova base da Polícia Militar de Itapuí; Criminalidade é solucionada com câmeras de monitoramento, atividade delegada e outros recursos

Prefeito Toninho e Subtenente Gustavo apresentam a nova base da Polícia Militar de Itapuí; Criminalidade é solucionada com câmeras de monitoramento, atividade delegada e outros recursos

A Polícia Militar está de cara nova em Itapuí! Desde 30 de setembro, a equipe policial formada por 10 membros passou a atender a população na Avenida Paes de Barros, ao lado da EMEF Manoel Rodrigues Ferreira. O prédio onde funcionava a antiga Casa da Lavoura foi totalmente reformado e reestruturado para atender a população itapuiense, além de oferecer melhores condições de trabalho à polícia militar.
“Itapuí hoje tem esse reconhecimento regionalmente falando e tem agora também, diante da Polícia Militar, uma base que se destaca entre as demais. Digo isso não por mim, mas pelos próprios policiais que, com certeza, quando vêm para Itapuí, em virtude dos vários benefícios, conseguem se estabelecer aqui”, celebrou o prefeito Antonio Alvaro de Souza.
Segundo Toninho, uma das principais motivações para a mudança no local da base da PM foi a localização do prédio, que dá acesso às principais avenidas da cidade, facilitando o deslocamento das viaturas policiais. A Secretaria de Agricultura, por sua vez, foi realocada para o prédio da antiga Emei Cara Pintada, onde estão concentrados outros serviços de atendimento ao público. 

“Foi feito um contrato de comodato com o município por tempo indeterminado. Vendo a viabilidade de fazer um conjunto de atendimento que nós fizemos lá perto do centro, em frente à padaria, onde todos os serviços estão concentrados (tipo um mini Poupatempo), facilitando assim a vida de todos. Levamos para lá a Secretaria do Meio Ambiente, onde também funciona a Secretaria do Saneamento. Com isso, nós viabilizamos a mudança da base, enxergando assim a localização privilegiada. Neste local, a PM tem rápido acesso à direção para a Prainha, perto da escola, do hospital, do campo de futebol. Agora, a base está mais centralizada, facilitando esse trabalho dos policiais”, continua o prefeito.


Embora a Polícia Militar seja um órgão vinculado à Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado de São Paulo, a administração municipal de Itapuí optou por investir na nova base com recursos próprios do tesouro municipal. A reforma no prédio de 350 metros quadrados custou o investimento de R$ 280 mil.

“Lógico, o Estado está muito longe, muito difícil... temos que fazer uma administração compartilhada. O Estado tem que melhorar muito para poder fazer gestão. Infelizmente, eu entendo dessa forma. Venho da iniciativa privada e primo muito pela gestão. Vendo a dificuldade da Polícia Militar, não poupei esforços para a gente poder fazer essa economia e trazer a nova base. Embora todos falem que a base é muito boa, mas é merecido pelo trabalho que eles têm feito aqui dentro da cidade. Trabalho reconhecido também, com todos os índices diminuindo, sejam eles na área que for”, completa.


A solenidade de inauguração da nova base da Polícia Militar em Itapuí, ainda sem data definida, deve contar com a presença do Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite.

 

Administração atendeu pedido da corporação feito há quatro anos

Foto: Thiago Paleari

Em entrevista à nossa reportagem, o Subtenente Mauricio Gustavo Martins Garcia, comandante da Polícia Militar de Itapuí, diz que o antigo prédio da base militar já não oferecia as condições necessárias para a atuação da corporação. 

“Nós estávamos num prédio que tinha mais de 20 ou 30 anos. Tanto a estrutura dele como a localização dele já não era o ideal. E eu procurei o prefeito, há cerca de quatro anos, levando essa demanda para ele. A gente estava com um prédio que não dava mais; não adiantava nem pintar, pois não tinha condição. Esse novo prédio era o que mais atendia a polícia e também a população”, diz o subtenente.


Desde que o prédio foi escolhido, a estrutura vinha passando por reformas, até a mudança definitiva ao final do último mês.

“Nós, policiais, estamos nos sentindo privilegiados de trabalhar num prédio como esse. Todos os policiais que vêm aqui, até de fora, de Bauru, ficam impressionados com a estrutura do local, algo que não é visto na região. Só conseguimos isso graças ao empenho do prefeito e da prefeitura. Isso traz mais conforto policial, traz mais segurança. É uma motivação maior para os policiais trabalharem. Eu, como comandante deles, percebo isso no próprio trabalho que eles desempenham”, completa.


A nova base conta com recepção, sala de monitoramento, cozinha e até mesmo sala de descanso que os policiais utilizam no horário de almoço.

“Agora, é um local que dá para descansar na hora de folga. Alguns policiais saem de serviço acabam dormindo aqui. Temos condição de acomodá-los bens. É um ponto estratégico: próximo da balsa, no cruzamento praticamente entre quem vem de Bariri, quem vem de Jaú e quem vem da de Boracéia. Estamos próximos do centro, da área bancária, hospital, rodoviária e escolas. Com esse ponto estratégico a população ganhou muito”, conclui o Subtenente.

Câmeras ajudam a solucionar ocorrências


O efetivo da Polícia Militar de Itapuí conta com o apoio de 40 câmeras espalhadas em pontos estratégicos da cidade. As imagens, transmitidas através de televisores instalados da Sala de Monitoramento, ajudam a corporação a desvendar crimes e esclarecer a dinâmica de acidentes de trânsito.

“O monitoramento tem várias câmeras na cidade e ele auxilia a polícia no patrulhamento. Também utilizamos imagens passadas (que estão gravadas) para tentar identificar crimes que já ocorreram, inclusive de roubo furto. A gente já solucionou alguns casos com esse recurso de câmeras da cidade. É um recurso que otimiza muito o trabalho da polícia. Temos que trabalhar com a inteligência cada vez mais, porque os recursos humanos estão sendo cada vez mais escassos.  Investindo em inteligência e tecnologia, a gente consegue ter um policial em cada esquina da cidade”, explica o Subtenente Gustavo.


Ele salienta que os investimentos na segurança pública municipal ainda devem incluir a instalação de mais câmeras de segurança e outros recursos. 

“Os próximos passos serão a identificação facial e a leitura de placa automática. As câmeras já têm esse recurso; falta pouco para a gente conseguir alcançar isso. Para nós, da Polícia Militar, é um excelente investimento; acredito que para toda a população também. A população de bem deve ter gostado muito desse recurso que a cidade de Itapuí tem”.

 

Atividade Delegada dobra o efetivo policial nas ruas

Também funciona em Itapuí o serviço de atividade delegada. O programa é um acordo firmado entre o governo do Estado de São Paulo com as prefeituras, que permite que os policiais atuem, de forma remunerada, em seus dias de folga, fiscalizando os estabelecimentos, o comércio ambulante e a emissão de sons e ruídos excessivos. Em Itapuí, o serviço de atividade delegada acontece diariamente, por oito horas, sem interrupção.

“A atividade delegada é um recurso que é pago com o dinheiro do município e investido no Estado. A gente consegue dobrar o efetivo de policiais na cidade, com o recurso do município. O recurso dos humanos é algo que, hoje, está muito escasso. Estamos cada vez precisando de mais policiais. Então, com a atividade delegada, a gente consegue dobrar esse efetivo na cidade – algo que algumas cidades possibilitam. Em Itapuí, temos o dobro de policiais trabalhando, graças à atividade delegada”, salienta o Subtenente. 

 

Segurança Pública em Itapuí

A corporação da Polícia Militar de Itapuí é formada por 10 integrantes: Subtenente Mauricio Gustavo Martins Garcia; Cabo Amarante; Cabo Mateus; Cabo Tiago; Soldado Cleiton; Soldado Vitor Hugo; Soldado Guimarães; Soldado Vilella; Soldado Mozer; e Soldado Leonardo.
Segundo a PM, a maior quantidade de flagrantes em 2024, envolve ocorrências de violência doméstica e tráfico de drogas, e recapturados do sistema prisional.

“Em Itapuí, as mais comuns registradas são: acidente de trânsito com e sem vítimas; captura de procurados; violência doméstica; e agressão. Tivemos apenas quatro casos registrados de roubo, sendo três deles já solucionados”, explica o Subtenente Gustavo.

 

Últimos casos solucionados pela PM

 

Vítima de sequestro é resgatada em tempo recorde

Em ação conjunta, agentes das Polícias Militar e Civil de Itapuí interromperam um sequestro registrado no final da tarde de 15 de agosto, no bairro Jardim Primavera, em Itapuí. Um indivíduo na faixa etária de 28 anos, sequestrou uma jovem de 18 anos, que estava abrigada em uma residência localizada na Alameda das Rosas. Com a ajuda de dois comparsas, o acusado invadiu o imóvel e retirou a jovem à força do local, colocando-a em um veículo.
Câmeras de monitoramento e segurança flagraram a ação, que durou cerca de cinco minutos. Em um dado momento, a jovem, consegue escapar do carro, mas acaba sendo pega novamente e forçada a entrar no veículo. A Polícia Militar foi acionada através da Polícia Civil. Com informações sobre características físicas do suspeito compartilhadas entre as corporações, os agentes rapidamente chegaram até a residência do indivíduo, localizada no Núcleo Habitacional Irmãos Franceschi.
A polícia já estava patrulhando o bairro quando o sequestrador e vítima chegaram no automóvel utilizado no crime. Diante dos fatos, o sequestrador foi preso em flagrante, conduzido à Delegacia de Itapuí e, posteriormente, à Central de Polícia Judiciária de Jaú (CPJ). Ele responde por sequestro, lesão corporal e violência doméstica.

 

Roubo de bicicleta e agressão de deficiente mental

No início de setembro, um atendido da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Itapuí (Apae), portador de deficiência mental, foi agredido na rua por dois indivíduos que roubaram sua bicicleta. Com a ajuda das câmeras de monitoramento espalhadas pelo município, a Polícia Militar identificou os autores dias após o crime. A bicicleta foi recuperada e devolvida à vítima.